Manilhas precisam ser instaladas na Rua Namir Guimarães
Um grupo de vereadores formado pelo presidente Anderson Dedé, vereadores Sérgio Borel, Xandinho e Mário Junior pergunta ao Executivo Municipal sobre o manilhamento do Loteamento Recanto Verde, prolongamento da Rua Namir Guimarães que ainda não foi feito.
No requerimento os vereadores dizem que o proprietário teve autorização da Prefeitura na época para fazer o loteamento, já pagou o alvará, comprou as manilhas e ficou combinado que elas seriam instaladas pela Prefeitura e neste ano de 2020, no período chuvoso a falta das manilhas trouxe muito transtorno a esta rua como também às Ruas Maria Olinda e Sete de Setembro.
Vereadores querem saber o que vai ter que ser feito
“Não há como contestar o loteamento porque ele está legalizado e as manilhas estão compradas há 7 meses faltando mão de obra do Município. O loteamento está pronto, manilhas instaladas até o meio-fio na chegada da rua, já colocaram caixa d’água, o Município já deu ok que tem como chegar água lá, mas é preciso fazer a rede, cumprir o acordo. E quando a chuva voltar? Vai encher as ruas abaixo de lama novamente”, explicou o vereador Xandinho.
O vereador Mário Junior defendeu que o prazo limite deve ser de 2 a 3 meses, antes que as chuvas recomecem. “Sei que há muitas obras necessárias, mas esta também é prioritária, uma herança deixada pelo prefeito afastado”, disse.
O presidente da Câmara Anderson Dedé alertou para o risco de acidentes nas ruas abaixo e contou que foi procurado por munícipes.
“Problema não é fácil de resolver e Prefeitura estuda solução”
O vereador Benísio Enfermeiro afirmou que conversou com equipe da Prefeitura e que está sendo estudada uma outra forma de resolver porque não tem como instalar as manilhas pela Rua Sete de Setembro e sair até o rio. “Não dá vazão, é muito baixo e vai dar problema sério. Não adianta tirar o problema lá de cima e trazer para a Rua cá em baixo”, disse.
O vereador João da Casa Franco disse que foi feita uma reunião com representantes do Hospital, Prefeitura, promotores e juízes: “O Ministério Público não é a favor de o Município instalar estas manilhas, mas acho o requerimento bom, porque vai trazer informações para a gente passar para a população”.
O vereador Frederico Franco alertou que não é só ir cortando para instalar manilhas: “Ali tem canos de esgoto, água, passa o cano mestre da Limeira que joga água para o filtro Cantamissa, lá em cima, tem que ir devagar e com responsabilidade”.
“É a falta que faz a Prefeitura planejar. Quando foi dada autorização liberou para o proprietário fazer o investimento, foi pago um alvará de mais de 20 mil reais. Toda vez que vai ser emitido alvará para obra tem que ter engenheiro da prefeitura para acompanhar e evitar desgaste futuro. É dar valor às pessoas que querem fazer tudo de forma correta. Agora tem que ter uma solução”, defendeu o vereador Xandinho.