Marcha dos Vereadores em Brasília tratou de temas legislativos importantes

por Assessoria de Comunicação publicado 28/04/2019 18h35, última modificação 16/05/2019 11h18
Evento reuniu cerca de 3 mil pessoas
Marcha dos Vereadores em Brasília tratou de temas legislativos importantes

Opera Hall sediou o encontro de vereadores.

Os vereadores de Manhumirim participaram da XVIII Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019, de 23 a 26 de abril em Brasília/DF, realizada pela União dos Vereadores do Brasil. O evento aconteceu no Opera Hall, no Setor de Clubes Norte e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Entre os posicionamentos defendidos no evento, um Pacto Federativo mais justo, com mais justiça social e melhor distribuição dos recursos para estados e municípios. Também foi defendida menor participação do estado na vida do cidadão.

Os palestrantes também falaram sobre a reforma tributária  com destaque para a cobrança de impostos mais igualitária, a valorização dos legislativos municipais, mudança no pacto federativo que atualmente destina a maioria dos recursos para o Governo Federal (58%) deixando estados (24%) e municípios com pequena parte dos impostos (18%), a reforma da previdência, a atuação das mulheres nos legislativos municipais e a comunicação, seu alto impacto, as técnicas corretas de marketing político e os equívocos mais comuns cometidos. O portal da transparência não foi esquecido e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins disse ser a corrupção e a má gestão as que mais prejudicam as contas públicas, que precisam cada dia mais de transparência.

Foi divulgada no evento a proposta de Emenda Constitucional para unificar as datas das eleições gerais com as eleições municipais para serem de quatro em quarto anos, ou seja, fazer todas ao mesmo tempo para evitar eleições de 2 em 2 anos.  A proposta (PEC 49/2019 do Deputado Peninha) é polêmica porque, se por um lado tem o objetivo de economizar gastos públicos com eleições constantes e evitar que o país “páre” a cada 2 anos, por outro a próxima eleição seria em 2022, prorrogando o atual mandato por mais dois anos. Por enquanto a proposta não está para ser votada.

Evento Marcha 1   

Evento reuniu aproximadamente 3 mil pessoas.

Evento Marcha 2

Evento Marcha 3

Evento Marcha 4

Evento Marcha 5

 

 

 Da direta para a esquerda, vereador Sérgio Borel, presidente Anderson Dedé, vereadores Elaine Freire e Benísio Arbuini e o assessor parlamentar da Câmara Max Tavares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vereadores João Batista Vieira, Benísio Arbuini, controlador interno Frances Ley Melo e vereador Frederico Franco.

 

 

 

 

 

 

 

 

Vereadores João Batista Vieira e Jésus Aguiar.

 

 

 

 

 

 

Presidente da Câmara Anderson Dedé no salão de eventos em Brasília.

 

 

 

 

Evento Marcha 6