Mês de setembro destaca a campanha de prevenção e combate ao suicídio
O suicídio tem preocupado muito a sociedade. Tem sido frequente e entre os jovens. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou alerta sobre os dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, em que todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas por dia inclusive nos feriados, pelo telefone 188. Eles também atendem por e-mail, chat e pessoalmente, já que eles têm mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil. Outro local que pode atender, já que tem profissionais multidisciplinares, como psiquiatras, é o Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS.
E se você estiver perto de quem fala em se suicidar, não ignore, busque ouvir sem julgar, ajudar, acolher e buscar ajuda. Quem fala, pode sim cometer o suicídio. E a Câmara participa desta importante campanha pela vida.