Mesa Diretora falou sobre temas municipais em entrevista hoje (04/08) no Programa Show da Manhã
Presidente Mário Junior, vice-presidente Dedé Motoboy em entrevista a Geraldo Junior, na manhã desta quarta-feira.
Na manhã desta quarta-feira o presidente da Câmara Mário Junior e o vice-presidente Dedé Motoboy falaram no Programa Show da Manhã de Geraldo Junior sobre os primeiros meses de trabalhos legislativos. A secretária da Mesa Diretora Juliana Ananias não pôde participar da entrevista por estar em compromisso de trabalho.
O presidente da Câmara começou dizendo que a Casa tem tratado de diversos assuntos do Município, buscando ampliar a participação popular e o diálogo com a Prefeitura, que tem correspondido e destacou o trabalho de todos os vereadores, das comissões que segundo disse “têm sido muito efetivas e rápidas”, tudo isto possibilitando ao Legislativo estar com as votações em dia.
“Um bom exemplo foi o projeto de lei do piso salarial nacional dos professores, que logo após ser enviado pelo Executivo Municipal, foi rapidamente analisado pelas comissões e, diante das sessões extras convocadas, todos os vereadores atuaram para votar o mais rápido possível”, contou.
O diálogo com setores do Executivo Municipal
“Temos nos reunido com secretários municipais e outros setores para buscar maior eficiência nos serviços e foi muito positiva a iniciativa da Prefeitura de se reunir com os vereadores para trocar ideias que ajudem na elaboração do Plano Plurianual do Município, o PPA, um planejamento para os próximos quatro anos, sendo três desta gestão e um ano da próxima”, disse Mário Junior.
Geraldo Junior transmitiu aos vereadores perguntas de munícipes ao vivo e uma delas foi sobre quais imóveis fazem parte da área urbana após a ampliação dos limites municipais e quais são da área rural.
O vice-presidente Dedé Motoboy destacou a importância da regularização fundiária no Município, o recadastramento dos imóveis, tanto sobre as construções que foram ampliadas, quanto em relação às novas construções.
O presidente Mário Junior também falou sobre o tema e disse que todos estes casos passam pela organização do Município, o mapeamento dos locais para que a Prefeitura possa organizar a cidade arrecadando mais e planejamento o crescimento municipal.
Informatização dos serviços públicos
Outro tema muito falado foi a necessidade de ter os serviços públicos todos informatizados, principalmente nas secretarias de Saúde e Educação. Vale dizer que na reunião da Prefeitura com a Câmara o secretário Hugo Lopes afirmou que os equipamentos já foram comprados e feita a licitação para contrato com empresa para que os dados da saúde, dos pacientes esteja no sistema. A secretária de Educação Kelly Braga também disse que a secretaria está trabalhando para isto, já que a necessidade é grande, não só de comprar novos equipamentos e ter as informações das secretarias das escolas e os professores terem mais facilidade de disponibilizar materiais para os alunos.
Os temas frequentes na Câmara
Perguntados sobre quais assuntos a Câmara tem tratado nas reuniões, os vereadores citaram que são muitos, e exemplificaram alguns, como a necessidade de medidas que cuidem da preservação e captação de água do Município, sobre a destinação do lixo, os problemas dos entulhos pela cidade, medidas para minimizar o impacto de enchentes, trânsito, iluminação pública, estradas rurais e muitos outros.
Presidente da Câmara Mário Junior destacou o trabalho dos vereadores tanto nas comissões temáticas, quanto nas votações, que têm respeitado os prazos.
Vice-presidente Dedé Motoboy falou sobre o trabalho dos vereadores junto à população e como os vereadores interagem com eles.
Geraldo Junior entrevistou a Mesa Diretora e foi mediador para as perguntas dos munícipes.