Minas Gerais já está emitindo a Carteira de Identidade Nacional

por Assessoria de Comunicação publicado 12/01/2024 12h46, última modificação 12/01/2024 12h46
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Minas Gerais já está emitindo a Carteira de Identidade Nacional

Saiba os detalhes sobre a nova Carteira de Identidade Nacional.

Desde 27 de dezembro de 2023 a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais já está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os postos de identificação e já foram emitidas mais de 50 mil carteiras. Agora o número do RG vale em todo o território nacional, sendo utilizado o Cadastro de Pessoa Física, CPF. Caso a pessoa não tenha CPF, ele será feito no Posto de Identificação, o que vai possibilitar emitir a CIN. O modelo da Carteira de Identidade Nacional está estabelecido no Decreto Federal nº 10.977/2022. Ela será emitida na versão impressa, em papel de segurança e também digital, com validação dos dados pelo GOV.BR

Antes, se uma pessoa tirasse um RG em dois estados diferentes, ela obtinha documentos com números diferentes. A nova carteira será emitida com maior segurança, evitando falsidade ideológica, já que durante o processo da emissão é feita a conferência de dados com sistemas da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento tem prazo para ser solicitado até 2032, ano de validade limite para a carteira anterior. 

Como tirar a nova identidade nacional


Agendamento 

Para tirar a carteira é preciso agendar pelo aplicativo MG Cidadão ou no Portal MG e se não aparecer o local desejado, procurar o Posto de Identificação mais próximo. Para agendar direto no site, o acesso é no link: www.mg.gov.br/agendamento 

Pelo celular ou tablet baixar os aplicativos Google Play, Apple Store e Windows Phone. 

Nas cidades do interior é possível agendar direto pelo telefone ou e-mail da unidade. Em Manhumirim o endereço da Delegacia de Polícia Civil é Rua: DOMINGOS DESTRO, 290, ROQUE, MANHUMIRIM, 36970-000 Telefone: (33) 3341-3638 - E-mail: comarca.manhumirim@pc.mg.gov.br

Após o agendamento

Depois de agendado, levar os documentos necessários que são a certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada) e o CPF. Não é preciso levar foto, porque ela é tirada na hora. Assim que estiver pronto, o documento é enviado para o endereço do titular no prazo de 15 dias, não sendo mais necessário ir buscar. 

O modelo da Carteira de Identidade Nacional será diferente e mais moderno, com dispositivos eletrônicos para fotografia, assinatura e coleta de impressões digitais. 

Se o titular da carteira desejar vai poder incluir dados de outros documentos na CIN em sua versão digital, como a Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor, identidade funcional ou carteira profissional e certificado militar, devendo apresentar ao órgão expedidor os respectivos documentos de comprovação. Outra informação que pode conter é o tipo sanguíneo e o fator RH, se é doador de órgãos em caso de morte e condições de saúde para ajudar a preservar sua saúde e vida. O nome social também pode ser incluído.

Validade

Para pessoas de zero a 11 anos, a CIN terá validade de 5 anos. Para a faixa etária de 12 a 59 anos, a validade é de 10 anos. E quem tem a partir de 60 anos, a validade é indeterminada.

Com informações da AMM