Moção em homenagem a Reginaldo Rufo Fazolo destaca sua história de solidariedade e heroísmo
Vereador Mário Júnior no momento da entrega da Moção a Reginaldo Rufo Fazolo, com destacada carreira militar.
A Câmara de Manhumirim homenageou o 1º Sargento Bombeiro Militar Reginaldo Rufo Fazolo com a Moção nº 17 de 2019 de autoria do vereador Mário Júnior, que o congratula pelos relevantes serviços prestados à comunidade estadual em atos de coragem, solidariedade e heroísmo. Ele foi ao Plenário Oswaldo Frossard acompanhado da família e amigos.
Apesar de Reginaldo ter nascido em Barbacena, veio para Manhumirim recém-nascido, ficando até os 18 anos de idade. Estudou e trabalhou no Município ainda adolescente, fez muitos amigos e depois foi para o serviço militar obrigatório onde permaneceu durante 6 anos, chegando à graduação como 3º Sargento do Exército Brasileiro.
Depois prestou mais de 20 anos de serviço como Bombeiro Militar, somando trabalhos em ocorrências importantes ao longo da carreira, muitas delas como voluntário, como a participação nas ações de resgate de vítimas na cidade de Brumadinho na época da tragédia que aconteceu por causa do rompimento da barragem da Mineradora Vale do Rio Doce. Também já atuou no rompimento da Barragem de Miraí permanecendo na cidade de Muriaé como voluntário durante 15 dias ininterruptos até que a normalidade voltasse ao local.
As condecorações
Em 2009 foi condecorado com a Medalha do Mérito Militar grau bronze e em 2017 recebeu a Comenda da Liberdade e da Cidadania Alferes Tiradentes e no mesmo ano recebeu a Medalha Tancredo Neves. Também foi agraciado com a Medalha de Mérito Militar grau e já recebeu duas vezes moção de aplausos da Prefeitura de Juiz de Fora.
Em Juiz de Fora integrou a Força Tarefa de combate a incêndios florestais durante aproximadamente 8 anos com atuação destacada junto às demais instituições que compõem o Grupo de Atuação, como o IEF e a Polícia Militar.
Também foi instrutor em vários cursos de treinamento de brigadistas de combate a incêndios florestais e socorristas em vários locais do Estado.
Durante o período que antecipou grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, participou ativamente como instrutor na preparação e qualificação de profissionais para o trabalho junto às delegações.
Discursos emocionados
O vereador Mário Júnior falou sobre ele emocionado: “Esta moção foi feita em 2019, passamos pela pandemia e Deus quis que ela fosse entregue agora marcando sua volta aqui e era importante sua vinda para recebê-la. Você foi, mas o cordão de ligação com esta terra nunca foi cortado. É um amigo que sempre me orientou sobre o conhecimento a respeito da atuação dos bombeiros. É uma história muito bonita, de muita fibra, coragem, dificuldades, mas você venceu. É uma profissão que preocupa a família, por ser perigosa e a gente pensa nos sobreviventes, mas não se lembra daqueles que vão para os locais salvar vidas que também se arriscam. Você sempre teve orgulho e coração, por isto, apesar de não estar na ativa, sempre é chamado ao trabalho. Fico muito contente por lhe entregar esta singela homenagem, aprovada aqui em nosso plenário”.
O homenageado agradeceu na tribuna da Câmara: “Em meus anos no Exército e depois como Bombeiro Militar fiz isto por amor, por dedicação e o Mário Júnior me deu esta honra ainda durante o período da ativa, mas o que me deixa orgulhoso é que apesar de eu ter várias condecorações, estou aqui hoje novamente vestindo a farda para retornar ao lugar de onde eu saí aos 18 anos. Eu amo Manhumirim, meus amigos de infância sabem disto. Agradeço a esta cidade que me ensinou a maioria do que eu sei.”
Reginaldo agradeceu aqueles que o incentivaram quando jovem, como Antônio Rodrigues, Paulinho Corrêa, os pais do vereador Mário Júnior, o policial Tião e disse que talvez esta moção seja a maior honraria já recebida, pelo valor sentimental.
O presidente Dedé Motoboy parabenizou Reginaldo: “É uma homenagem emocionante de momentos que marcam a vida, toda uma trajetória.”
O vereador Xandinho destacou que o momento foi de grande emoção, especialmente para o vereador Mário Júnior: “Ele fala de você com um irmão e conta de sua participação na formação dele. Esperou este momento com muita ansiedade e hoje ficamos felizes por participarmos desta homenagem. O vereador Mário não o homenageou por ser amigo, mas por você ser um munícipe que representa Manhumirim com valor, cidade que hoje toma mais conhecimento de sua história e ela ficará registrada.”