Moradores da Avenida Lauro Célio foram à Câmara apoiar a mudança no trânsito da Avenida Teófilo Tostes
Reunião da Câmara com a participação de moradores e comerciantes das avenidas que terão o trânsito modificado.
Desta vez foram os comerciantes e moradores da Avenida Lauro Célio e de parte da Avenida Agenor Carlos Werner que estiveram na reunião da Câmara (16/05). Eles apoiam a mudança de mão única no trânsito da Avenida Teófilo Tostes, que é paralela, anunciada pela Prefeitura.
Mas nem todos pensam assim. Na reunião anterior os comerciantes e moradores da Teófilo Tostes foram protestar contrários a mudança. O assunto gerou polêmica e muitas opiniões diferentes.
É que atualmente a maioria dos veículos vem e volta pela Teófilo Tostes e a Lauro Célio tem pouco movimento.
Com a mudança os veículos precisam ir por uma avenida e voltar pela outra, por isto os comerciantes da Lauro Célio defendem que os comércios das duas avenidas serão beneficiados sendo passagem obrigatória para os veículos.
E entregaram à Câmara um texto que foi lido pelo secretário da Mesa, vereador Jésus Aguiar com argumentos defendendo o novo trânsito. Eles disseram que a Lauro Célio tem moradias, igrejas, lojas, fábricas, escola, sorveterias, bares, mercadinho, salões de festa, de beleza, escritório de advocacia, cartórios, rodoviária e que é preciso pensar a cidade como uma unidade e concluíram que “mudanças geram medo, mas muitas vezes são necessárias”.
Indicação dos vereadores Roberto Bob e João da Casa Franco (2º e 3º na foto) fez a solicitação, mas a decisão cabe à Prefeitura, como explicou a vereadora Ana Paula Destro: “Várias indicações foram feitas e muitas não foram atendidas. Quem decide é o prefeito municipal, faz se quiser”.
Entre os vereadores estão a favor, além dos autores da indicação, os vereadores Jésus Aguiar e Benísio Enfermeiro. Disseram ser contrários os vereadores Frederico Franco, Elaine Freire, que defenderam ouvir os comerciantes antes da decisão. Também são contra o presidente Anderson Dedé, a vice-presidente Ana Paula Destro, os vereadores Sérgio Borel, Mário Junior e Xandinho.
“A decisão já foi tomada sem ouvir os comerciantes, pois foi colocada uma faixa na avenida dizendo que o trânsito vai mudar no dia 20 próximo, mas não tem placa ainda, não fizeram os estacionamentos e minha dúvida é se vão multar o motorista que entrar na contramão por não saber. Também não vejo a Lauro Célio preparada para receber o trânsito da Teófilo Tostes, muitos buracos, sem sinalização. A verdade é que tem muita vaga exclusiva, carga e descarga e o estacionamento 45 graus ainda não foi feito”, disse o vereador Xandinho.
Já o vereador Mário Junior disse que a faixa que está na avenida deixou dúvida: “Não sabemos qual vai ser o sentido da mão única porque não está escrito”.
O vereador Roberto Bob, líder do governo municipal na Câmara afirmou que as placas já foram confeccionadas e os estacionamentos serão demarcados a tempo.
O vereador Jésus Aguiar lembrou de outras mudanças que causaram polêmica: “Quando o ex-prefeito Nico Franco mudou o trânsito da Raul Soares disseram que o comércio ia acabar e hoje nem lugar tem lá, depois disseram que o contorno rodoviário ia matar o comércio de Manhumirim e não aconteceu isto. Tenho todo respeito por vocês da Teófilo Tostes, mas acho que a mudança vai ajudar os dois lados e vai dar certo”.
De qualquer forma, como a faixa avisou é importante os motoristas ficarem atentos a partir desta segunda-feira para não errar o sentido correto nas avenidas.