Moradores do entorno da Usina de Lixo reclamam de moscas e mau cheiro
Indicação cobra manutenção do aterro da Usina de Lixo
Presidente Sérgio Borel: “Esta indicação representa a indignação dos moradores
O presidente da Câmara Sérgio Borel levou ao debate na Câmara a situação dos moradores do entorno da Usina de Triagem e Compostagem São Francisco de Assis, a Usina de Lixo de Manhumirim, no Córrego Pirapetinga. O vereador defendeu que o aterro seja controlado dentro das condições técnicas necessárias, sendo feito um cronograma para disponibilizar maquinários para fazer manutenção adequada.
Segundo ele contou, os moradores o procuraram porque tem acontecido um grande acúmulo de lixo atraindo ratos e moscas, incomodando e pondo em risco a saúde daquelas pessoas, além do mau cheiro.
O presidente Sérgio fez o alerta na Câmara durante a reunião desta quinta-feira, 5 e abril: “Esta indicação representa a indignação dos moradores. Lá se um morador faz um churrasco ele tem que disputar a carne com os mosquitos. Os moradores estão decepcionados. É um absurdo o que está acontecendo lá, é um desrespeito. Eu convido os responsáveis para ir almoçar um dia com algum morador para ver”.
O vice-presidente João da Casa Franco: “Parabenizo o presidente pela indicação e realmente está uma vergonha. É preciso jogar algum remédio, tomar providências.
O vereador Xandinho disse que a retroescavadeira que devia ser usada na Usina, está sem peças, só com a ferragem: “Não sabemos para onde foram as peças. A Usina precisa de, no mínimo, duas vezes por semana da retroescavadeira. A Secretaria de Meio Ambiente tem recursos para resolver isto.”
O vereador Roberto Bob disse que realmente a situação tem estado assim, mas que no mesmo dia da reunião da Câmara, a Secretaria de Meio Ambiente enviou a pedido dele as máquinas para lá. “É preciso agora manter assim”, disse. O presidente Sérgio Borel concluiu que é preciso manter e pulverizar para melhorar para os moradore
O vereador Benísio Enfermeiro disse que também conversou com o secretário: “Eu moro ali perto. A prefeitura atualmente não tem máquina para limpar o aterro, porque os pneus furam quando ela sobe no lixo. É preciso um trator de esteira”. O presidente Sérgio, autor da indicação, defendeu que então seja contratado este trator, porque é urgente, prioridade.
Indicação pede abertura de quadra no Córrego Pirapetinga
Moradores querem um local para praticar esportes
Outra indicação de autoria do presidente da Câmara Sérgio Borel pede que a Prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Obras abra uma quadra de terra no Córrego Pirapetinga, no ‘Sítio dos Padres’, para a prática de futebol.
A indicação explica que os moradores vizinhos ficaram sem um local para a prática esportiva e em conversa com o Padre Luiz Carlos, conhecido como Padre Luizinho, foi cedido um espaço no ‘Sítio dos Padres’ para que os moradores possam utilizar. A indicação diz, ainda, que é necessário apenas que a Prefeitura disponibilize uma máquia para terraplanagem. A indicação tem anexado um abaixo-assinado dos moradores de uma declaração expressa do Padre Luiz Carlos confirmando a cessão do local para a prática esportiva e abertura de quadra de terra. A indicação foi aprovada na reunião da Câmara de quinta-feira, 5 de abril.