Moradores dos Bairros Santa Rita e Divineia fazem parceria com CODEMA para conter erosão de montanha
A Associação de Moradores dos Bairros Santa Rita e Divineia promoveu uma reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, CODEMA de Manhumirim para dar andamento nos trabalhos de recuperação da montanha que fica acima dos bairros, mais precisamente acima da Rua São José, que tem sofrido grande processo de erosão ao longo dos anos, preocupando os moradores.
Também participaram da reunião Rosimeire Jordão Faria Soares (Sindicato do Trabalhador Rural), Marcelo Martins Fagundes (ONG Força Verde/CODEMA), Prefeitura com Wellington Camilo Destro Filho e Renata de Oliveira Ribeiro (Engenheiros civis/Secretaria de Obras/CODEMA), Fernanda Oliveira de Souza Mendes (Igrejas/CODEMA) e Câmara de Vereadores do Município, que marcou presença com o presidente Anderson Dedé e os vereadores Xandinho e Mário Junior.
O presidente do CODEMA e da Associação de Proteção dos Animais (APAM) Frances Ley Melo doou o projeto e o apresentou aos moradores. A execução vai contar com ajuda financeira do CODEMA, órgãos públicos poderão colaborar e a comunidade vai contribuir com trabalho voluntário.
O objetivo é que o projeto seja desenvolvido na área para evitar que a erosão continue e o local seja recuperado para dar mais segurança a quem mora abaixo do local, que tem riscos de desabamentos.
No primeiro momento a área será cercada para evitar invasões, depois serão executadas medidas de escoamento da água e por fim o plantio de espécies de plantas adequadas, culminando no reflorestamento.
O presidente da Associação, José Maria estava com João (vice-presidente) e Lia (secretária) e disse que é preciso fazer um trabalho de conscientização com os moradores do entorno, porque senão o trabalho será feito e eles destroem, por exemplo, pondo fogo.
Na segunda-feira (09/03) às 17 horas, três dias após esta reunião, um grupo foi recebido pelo prefeito Carlos Alberto Gonçalves que vai oferecer mão de obra da Prefeitura para apoiar na primeira parte da execução do projeto, na construção de cerca e cortinas de contenção dentro da voçoroca, grande cratera provocada por erosão. Dia 27 de março o CODEMA já vai entregar os materiais para estas primeiras etapas e no dia 28 de março vai começar o trabalho.
Em outubro de 2018 a Associação realizou uma outra reunião com ajuda dos vereadores Xandinho e Mário Junior, a Câmara montou um slide explicativo da situação da área que foi apresentado na época também por Frances Ley. Agora, cerca de 1 ano e meio depois, após sair a autorização dos proprietários da área, a Associação vai poder executar o projeto.