Motoristas da Educação se reúnem na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 27/03/2018 15h55, última modificação 27/03/2018 15h57
Objetivo foi dialogar sobre reivindicações
Motoristas da Educação se reúnem na Câmara

Vereador Roberto Bob conversando com motoristas, ouvindo as reivindicações.

Na manhã desta terça-feira (27) motoristas concursados da Prefeitura de Manhumirim, que trabalham no setor da Educação, se reuniram com o vereador Roberto Bob na Câmara. O objetivo é promover um diálogo com a administração pública sobre suas reivindicações. Foi pedido ao vereador que a Câmara proponha mudanças na Lei de Cargos e Salários dos Servidores ou em outra legislação que garantam melhores condições salariais e de trabalho para os motoristas.

As reivindicações

Os motoristas disseram que o piso salarial está muito defasado. Eles citaram como exemplo o município Lajinha, onde os motoristas ganham quase o dobro. Também falaram que e a escala de trabalho é muito estressante, porque eles acabam ficando à disposição muitas horas, com horários picados. E também acontece deles pararem de trabalhar tarde da noite, por volta das 23h30, e estarem de novo no trabalho às 5 da manhã. Mesmo assim, não há pagamento de horas extras para os motoristas da Educação. Esta situação dos horários, segundo eles, inviabiliza cumprir compromissos familiares, ter liberdade para descanso e lazer. Outro ponto relatado é que o cargo de motorista permite que a Prefeitura possa designar para o trabalho em qualquer área, seja na Educação, na Saúde ou em Obras. A proposta deles foi que a Câmara estude a possibilidade de inclusão do cargo de motoristas na legislação referente a Educação.

Outra situação relatada é a responsabilidade que eles têm dirigindo carros com problemas mecânicos e, muitas vezes, em estradas em mau estado. Eles contaram que não querem ser culpados por problemas que possam acontecer, por isto têm se comunicado com a chefia pelo whatsapp para relatar os problemas na hora. Eles contaram que os pais de alunos não compreendem e acabam brigando com eles porque querem o atendimento de qualquer maneira, sem conhecer a realidade.

O vereador Roberto Bob disse que vai fazer todo o possível, mediando diálogo com a Prefeitura e com os demais vereadores: “Eu estou aqui hoje com vocês, mas tenho certeza que todos os vereadores vão apoiar. Direito de funcionário é direito, temos que lutar por isto”, disse. A vereadora Ana Paula Destro que esteve na reunião, lembrou que a Câmara aprovou em dezembro de 2016 lei que prevê recomposição salarial todo ano em janeiro, não só para os motoristas, mas para todos os servidores, mas a lei não está sendo cumprida.

Ficou acertado que quando tiver projeto na Câmara os motoristas vão acompanhar sua tramitação e contam com o apoio dos vereadores.

Motoristas 1

Motoristas 2

Motoristas 3