Munícipes procuram vereadores sobre IPTUs atrasados que estão sob protesto
O vereador Xandinho disse, no momento dos oradores durante a última reunião da Câmara (09/08), que as pessoas que estão com o pagamento atrasado do IPTU sob protesto e receberam a comunicação do cartório, podem se dirigir à Prefeitura e fazer parcelamento. “Em maio eu e o vereador Mário Junior pedimos através de requerimento, que o Município fizesse o REFIS do IPTU, programa de refinanciamento. Não foi feito e agora a lei permite o protesto, para que o Município não abra mão de receita. Mesmo assim é possível que o contribuinte parcele para facilitar o pagamento. A pessoa vai na Prefeitura, paga a 1ª parcela, leva o recibo no cartório de protesto, o cartório vai gerar a guia de pagamento, mas vai ter 28 reais a mais”, explicou o vereador. Ele e o vereador Anderson Dedé foram ao cartório buscar orientações e o presidente Sérgio Borel ligou para saber, porque foram muito procurados por munícipes.
A vereadora Ana Paula Destro defendeu que a Prefeitura devia ter enviado uma carta às pessoas avisando antes de protestar: “Sabemos que não se pode abrir mão de receita, mas sabemos, também, que as pessoas estão em situação muito difícil nesta crise e agora têm que pagar o cartório, também”.
Vereador Xandinho e vereador Anderson Dedé buscaram informações a pedido de munícipes: é possível parcelar mesmo após protesto.
Presidente Sérgio Borel também buscou informações e vereadora Ana Paula Destro sugeriu que a Prefeitura ofereça mais oportunidades para as pessoas quitarem os débitos diante da crise financeira.