Municípios terão verbas de acordo com quantidade de cadastrados
O vereador Mário Junior disse na Câmara que algumas mudanças vão acontecer em relação a arrecadação do SUS no país a partir de janeiro de 2020 e chamou a população para participar.
O vereador explicou que o Município vai receber as verbas da saúde de acordo com o número de cartões do SUS cadastrados. Também poderão ser feitos cadastros pelo CPF.
“Deixo meu apelo a toda população. Vá à Policlínica se cadastrar, o postinho também deve passar a fazer o cadastro. Somos uma sociedade participativa e se todos fizerem sua parte, vamos ter mais recursos”, defendeu o vereador Mário Junior.
Ele também disse que as UBS que ampliarem o horário de funcionamento vão receber mais recursos do Governo Federal. “Já passei isto para o Ronan, secretário municipal de Saúde e vamos fazer de tudo para que o recurso venha para o atendimento à população”, disse o vereador, que reforçou a importância destas verbas para a saúde do município.
O Ministério da Saúde, em reportagem da Agência Saúde, anunciou que vão ser distribuídos R$ 2 bilhões a mais de recursos a partir do próximo ano para os municípios que melhorarem a saúde.
E divulgou que “os recursos que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhora das condições de saúde da população, como impedir o agravamento de doenças crônicas como diabetes e redução de mortes de crianças e mães; e ainda a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população dos serviços, abrindo durante o almoço, à noite ou aos fins de semana”.