Tema na tribuna da Câmara: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

por Assessoria de Comunicação publicado 10/10/2022 10h51, última modificação 10/10/2022 10h51
Confira os dias anunciados para exames pela Secretaria de Saúde.
Tema na tribuna da Câmara: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Servidoras da Saúde Maíra Magalhães e Cristina Raulino falaram sobre o Outubro Rosa.

Durante a sessão da Câmara (6/10) falaram na tribuna sobre o Outubro Rosa a convite do presidente Mário Junior, as servidoras Maíra Magalhães e Cristina da Silva Raulino.

Outubro Rosa 6 out 22 2“O Outubro Rosa é para alertar sobre o câncer de mama, mas também sobre o de colo do útero. Esta campanha começou em 1990 nos Estados Unidos, tinha aquele símbolo do alvo da moda, que era azul, e depois escolheram o mês de outubro e a cor rosa por ser considerada mais feminina”, contou Maíra. 

O câncer de mama se descoberto no início, tem grande chance de cura, por isto é tão importante esta campanha que a Câmara aderiu. 

Maíra explicou que a maior mortalidade de mulher em idade fértil é por câncer de mama, sendo a segunda maior incidência no ser humano, e que há também casos em homens, apesar de ser em menor número. 

O diagnóstico é feito através do exame de mamografia e segundo explicou, a idade mais indicada para fazer é a partir dos 40 anos até os 69 anos, mas se tiver histórico familiar pode ser feito antes e se a mulher tiver algum sintoma, como secreção, caroço, inchaço, dor, derrame no mamilo. Quem não teve filhos nem amamentou, também deve ficar alerta. 

A orientação é que o exame seja feito todo ano, e por avaliação médica, pode ser de 2 em 2 anos. 

“Hoje a nossa porta de entrada para tratamento é o CVV em Manhuaçu, as pacientes que tem necessidade da Mastologia são encaminhadas para lá e depois para tratamento”, disse Maíra. 

A enfermeira Cristina destacou a importância do mês para alertar as mulheres, porque o cuidado é constante, mas na correria do dia a dia muitas se esquecem. 

Onde procurar

Outubro Rosa 6 out 22 1“Para fazer o primeiro contato e o diagnóstico, as pessoas são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município, as UBS com as equipes, que fazem requisição da mamografia, o acesso da mulher nas unidades, neste mês abrimos mais espaço, a avaliação é feita pela enfermagem, realizamos o preventivo, fazemos perguntas, orientamos como fazer o autoexame tudo para descobrir nódulos e algumas alterações na mama”, explicou Cristina.

Saiba quais os dias serão feitos os exames nos PSFs do Município

Ela anunciou os dias já marcados:

Dia 14 de outubro será no PSF do Córrego do Ouro, das 15 às 19 h. No dia 20 de outubro, no PSF do Bairro Roque, no dia 26 de outubro no PSF do Córrego dos Gracianos e no dia 27 de outubro no PSF do Bairro Mangueiras. 


Vereadores falaram sobre a campanha

Outubro Rosa 6 out 22 3“Agradeço ao secretário Hugo por ter disponibilizado as servidoras e também a elas por terem vindo nos esclarecer sobre o tema”, disse o presidente Mário Junior.

A vereadora Darci Braga estimulou as mulheres a procurarem o exame. “O câncer é muito silencioso e quando a pessoa percebe, já está grave”, disse. 

O vereador Alexsandro Lemos destacou a importância de tratar deste assunto e lembrou que a Fundação Varella disponibilizou este ano a Manhumirim a carreta da prevenção e isto ajudou muito o trabalho da Secretaria em relação às mamografias. 

O vereador Rodrigo Soares parabenizou a iniciativa do presidente Mário Junior sobre a campanha Outubro Rosa para alertar as mulheres.

O vereador Sandro Ribeiro parabenizou Maíra e Cristina sobre a explanação sobre o Outubro Rosa.