Nomes de praça e ponto de apoio no Bairro Campestre fazem homenagens
O vereador Jésus Aguiar é autor de dois projetos de lei que foram aprovados em turno único na reunião da Câmara na noite de quinta-feira, 26 de abril.
Praça Orlando Gomes
O Projeto de Lei nº 11 dá nome à praça que fica na Rua das Castanheiras, do Bairro Campestre, de ‘Praça Orlando Gomes’. O homenageado faleceu no dia 1º de dezembro de 2008, aos 69 anos. O vereador Jésus Aguiar falou sobre o projeto: “O Senhor Orlando foi um dos primeiros moradores do Bairro Campestre e como foi feita uma pracinha quase em frente à casa dele, morador antigo de lá, resolvemos fazer homenagem a ele.”
Ponto de Apoio Dr. José Elias
O Projeto de Lei nº 12 denomina de ‘Ponto de Apoio Dr. José Elias’, local do antigo telecentro do Bairro Campestre, perto da Rua das Castanheiras, onde atualmente funciona o Ponto de Apoio do PSF do Bairro de Lourdes. Senhor José Elias nasceu no dia 27 de agosto de 1929. Era filho de imigrantes sírio-libaneses, os comerciantes Jorge Elias e Dona Chams Elias, cresceu em Manhumirim e estudou no Colégio Pio XI concluindo o ginásio, como era chamado na época o Ensino Fundamental até o 9º ano. Depois ele mudou para Juiz de Fora e se formou em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1950. Aos 27 anos retornou para trabalhar em Manhumirim, sendo odontólogo, professor e vereador. Casou-se com a pedagoga Eura Ker com quem teve 9 filhos. Também se formou em Ciências Biológicas e foi professor da Escola Estadual de Manhumirim, atual Escola Estadual Professor José Venâncio Ferreira. Foi secretário da Mesa Diretora da Câmara de 1967 a 1971, tendo como nome parlamentar José Elias Jorge. Faleceu ainda jovem no dia 27 de agosto de 1973, deixando a esposa e os filhos Jorge, Roberto, Maria Angélica, José Elias Junior, Walter, Ari, Vivian, Sheyla e Ricardo. O vereador Jésus Aguiar falou sobre o homenageado: “José Elias fez história no Município sendo dentista, professor, vereador e secretário da Mesa Diretora da Câmara. Sua família mora até hoje aqui e não podemos deixar de perpetuar sua contribuição ao Município”, disse.