Nova tarifa de água atende marco regulatório e não passou pela Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 07/08/2019 10h05, última modificação 07/08/2019 10h02
"O reajuste é necessário, mas não será de 100% como estão dizendo por ai"
Nova tarifa de água atende marco regulatório e não passou pela Câmara

Vereador Xandinho na tribuna: esclarecimentos sobre mudança na cobrança do SAAE.

Na tribuna da Câmara o vereador Xandinho disse que há pessoas mentindo sobre a nova tarifa de água anunciada pelo SAAE: “É interesse político. Não vai ser de 100% e nem passou por votação na Câmara”.

Ele contou que foi questionado sobre isto por munícipes e explicou que há o Decreto nº 295 de 2019 e a Portaria nº 053 de 2019 sobre reajuste tarifário do SAAE, de acordo com marco regulatório do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais, CISAB, mas não é de 100% e nem isto foi votado pela Câmara. Este consórcio reúne municípios no intuito de diminuir custos. 

“Os diretores do SAAE foram até Viçosa conversar sobre esta regulação que tem de ser feita, e depois vamos ter uma informação mais concreta para falar sobre ela nas próximas reuniões da Câmara e ajudar a informar a população. Quem gastar muito vai pagar mais e terá uma tabela de acordo”, explicou.

O vereador disse, ainda, que o reajuste é necessário para que o SAAE sobreviva e a cidade não precise ‘cair nas mãos’ de outras empresas que cobram muito mais caro e que o Sistema de Água precisa se organizar passando também pela parte financeira.

O presidente da Câmara Anderson Dedé também foi procurado para esclarecer sobre o assunto e durante a reunião da Câmara ele convidou as pessoas a acompanharem mais de perto os debates porque a participação popular é muito importante.  

Matérias relacionadas:

https://www.manhumirim.mg.leg.br/institucional/noticias/mudanca-de-tarifa-do-saae-foi-tema-na-camara