Os requerimentos como instrumentos fiscalizadores da administração pública

por Assessoria de Comunicação publicado 08/04/2017 22h40, última modificação 08/04/2017 22h40
Conheça os últimos aprovados pela Câmara: folhas de pagamento, gastos com divulgação, uso do FUNDEB, rede fluvial entupida, cargo de técnico em Radiologia para uso de Raio X.
Os requerimentos como instrumentos fiscalizadores da administração pública

Vereadora Ana Paula Destro e vereador Xandinho, autores dos requerimentos em parceria com o vereador Mário Junior.

Prestação de contas

De autoria da vereadora Ana Paula Destro requerimento, aprovado na Câmara, solicita à Prefeitura Municipal todas as cópias das portarias, folhas de pagamentos e empenhos de dezembro de 2016 até março de 2017. A vereadora disse que estas informações serão de grande importância para o trabalho de fiscalização dos vereadores.

Sobre gastos com divulgação

Os vereadores Mário Junior, Xandinho e Ana Paula Destro são autores do requerimento que pede à Prefeitura de Manhumirim documentação sobre gastos com publicidade e divulgação das ações do Executivo Municipal, como gráficas, sonorização volante, adesivos e plotagens. O requerimento solicita, ainda, o envio de cópia de licitações destas prestações de serviços e caso não tenham sido licitados, ele pergunta qual o critério utilizado para contratação. Os vereadores pedem toda documentação comprobatória, como notas fiscais e quitação dos serviços que já foram prestados até a presente data.

Porcentagem do FUNDEB

Requerimento pede informações sobre uso do recurso

Este requerimento, de autoria dos vereadores Ana Paula Destro, Xandinho e Mário Junior, solicita à Prefeitura que informe à Câmara qual porcentagem de recurso está vindo do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB e qual o valor que está sendo gasto com a pasta da educação. Os vereadores autores disseram que precisam destas informações para o cumprimento do dever como fiscalizadores. Requerimento aprovado na reunião de 6 de abril.

Vistoria e solução em rede fluvial entupida

Moradores do Bairro Mangueiras pedem providências

Os vereadores Mário Junior, Xandinho e Ana Paula Destro fizeram um requerimento, aprovado na reunião da Câmara de 6 de abril, representando moradores da Rua Adair da Silva Pinheiro, Bairro Mangueiras. Os vereadores pedem no requerimento que a Secretaria Municipal de Obras faça vistoria em rede fluvial na presença do Secretário de Obras e Engenheiro Civil. O requerimento diz, ainda, que os moradores desta rua, representados por um deles, solicitam solução para o entupimento desta rede na rua. Eles informaram que ela vem causando transtornos e colocando em risco o muro de contenção que tem ali. Foram anexados no documento fotos e assinatura dos moradores. O vereador Mário Junior elogiou a iniciativa: “Esta situação já vem se arrastando e tem uma casa ali em situação perigosa. Parabenizo esta comunidade. Seria muito bom se todas as comunidades se organizassem assim e trouxessem para a gente as reivindicações. Isto facilita para o Legislativo e fomos eleitos para representar a população. Espero que o Executivo atenda”.

Vereadores pedem projeto de lei que viabilize uso de Raio X

Cargo de técnico em Radiologia foi solicitado

Os vereadores Xandinho, Mário Junior e Ana Paula Destro são autores de requerimento que pede à Prefeitura para enviar à Câmara projeto de lei criando o cargo de técnico em Radiologia no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores de Manhumirim. O objetivo, como explicaram os vereadores autores, é legalizar o funcionamento do aparelho de Raio X, que está na Policlínica Municipal Dr. Ruston da Mata Louback. O requerimento pede, ainda, que caso não esteja incluído no Plano o profissional qualificado a emitir laudos, que o novo projeto de lei faça esta inclusão. Também foi pedida a dotação orçamentária a ser utilizada. Durante a reunião da Câmara de 6 de abril, este grupo de vereadores defendeu que com o funcionamento deste aparelho os pacientes que precisarem deste tipo de exame poderão ser atendidos mais rapidamente em equipamento próprio evitando filas nos prestadores de serviços. O requerimento foi aprovado.

 Vereador Mário Junior, também autor.