Pessoas reclamam sobre cones, cadeiras e mesas ocupando as ruas
O vereador Xandinho falou na tribuna popular, durante a reunião da Câmara (27), sobre a invasão dos comércios nos espaços públicos, como calçadas e até ruas: “Agora a Avenida Teófilo Tostes é feita de cadeiras, mesas e cones. Já não tem estacionamento e os que têm, estão sendo ocupados pelos comerciantes. A rua é pública e cone não dá o direito ao comerciante de ocupar”.
O vereador Jésus Aguiar concordou: “Esta história de cone já passou dos limites. Está na hora do Código de Posturas chegar e notificar”, disse.
O vice-presidente João da Casa Franco disse que os cones estão durante o dia também nas ruas. “Acontece tanto na porta de comércios, mas de casas também. Há moradores que acham que a rua é deles e as pessoas não podem estacionar”.
O vereador Xandinho disse que foi feito um decreto de atualização da penalidade desta lei pela Prefeitura, mas não está sendo fiscalizado e aplicado. “Na rádio é todo dia reclamação falando. A Prefeitura tinha que colocar o fiscal à noite nos finais de semana para verificar. Acontece mais à noite. Temos que pensar nos cadeirantes, cegos, crianças e idosos. Todo mundo tem direito de ganhar dinheiro, mas é preciso pensar nos outros”, disse.
O vereador Mário Junior disse que os funcionários têm horário durante o dia e que para fiscalizar em outros horários teria que mudar. “O cone atrapalha, mas não temos o problema da deficiência, e muitas vezes somos insensíveis a ele. A cidade tem reformado praças e outros locais, mas temos que pensar nestas pessoas.”
O vereador Anderson Dedé alertou para o perigo de invadir a rua com mesas e cadeiras: "Acho importante lembrar que já aconteceram acidentes na Avenida e por isto também é preciso cumprir a lei. E não foi só na Teófilo Tostes, também na Lauro Célio. Na calçada é errado, imagina no meio da rua. O vereador é cobrado, somos os primeiros que a população procura e tenho certeza que os demais vereadores também. E como representante do povo temos que fazer nossos papel e buscar as melhores soluções para os problemas."