PL sobre primeiros socorros nas escolas deve ser votado em segundo turno hoje

por Assessoria de Comunicação publicado 17/03/2022 10h15, última modificação 17/03/2022 10h47
Câmara tem reunião nesta quinta-feira, 17 de março.
PL sobre primeiros socorros nas escolas deve ser votado em segundo turno hoje

Vereadora Juliana Ananias, autora do projeto.

A Câmara tem reunião hoje à noite e está na pauta a votação em segundo turno do Projeto de Lei nº 01, de autoria da vereadora Juliana Ananias, que pretende INSTITUIR NO CURRÍCULO ESCOLAR O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS, em todas as escolas do Município, sejam públicas ou particulares.

O projeto, votado em primeiro turno no dia 10 de março, se destina a ensinar professores, funcionários e alunos do ensino básico, fundamental e médio, a maneira mais correta e segura de lidar com situações de emergências médicas que precisam de ação rápida e certa de acordo com o caso.

“O objetivo é salvar vidas, porque acontecem muitos acidentes, violências contra a integridade física, ataques cardiorrespiratórios, queimaduras, intoxicações, asfixias, choques elétricos ou mesmo ataques de animais peçonhentos e venenosos, que padecem horas e horas à espera de atendimento médico especializado e a pessoa poderia ser salva se atendida mais rápido, até o socorro profissional chegar”, explicou a vereadora.

Na explicação sobre o projeto está que massagens cardíacas, torniquetes, imobilizações e outras técnicas de fácil execução estão ao alcance de qualquer um, mas poucos têm este conhecimento para aplicar. O projeto agora vai passar por mais dois turnos de votação.

Projeto teve uma emenda

Foi apresentada uma emenda de autoria do vereador Xandinho, que defende retirar do texto a obrigatoriedade para o Ensino Médio, segundo o vereador, porque esta faixa escolar é de alçada do Governo do Estado e uma lei municipal não teria competência para fazer a nova lei ser aplicada neste caso.

A emenda foi rejeitada pela maioria. Votaram pelo texto original sem a emenda, os vereadores Alexsandro Lemos, Lequinho da Van, Benisio Enfermeiro, Darci Braga, Sargento Edgar, Juliana Ananias e Rodrigo Soares. Votaram sim ao projeto, incluindo a emenda, os vereadores Dedé Motoboy, Sandro Ribeiro e Xandinho.

Mesa Diretora 10 março 2022

 

Mesa Diretora: Presidente Mário Junior, vice-presidente Dedé Motoboy e secretária, vereadora Juliana Ananias.

 

 

 

 

 

Lado Lequinho 10 março 2022

 

 

Vereadores Lequinho da Van, Sargento Edgar, Alexsandro Lemos e Benísio Enfermeiro.

 

 

 

 

 

 

Abaixo, vereadores Rodrigo Soares, Xandinho, Darci Braga e Sandro Ribeiro.

Lado Sandro 10 março 2022