Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária estão em estudo na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 13/12/2021 12h55, última modificação 13/12/2021 13h05
Substitutivos chegaram na Casa para estudo e votação.
Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária estão em estudo na Câmara

Câmara se prepara para votar leis orçamentárias.

Antes do encerramento do ano os vereadores precisam votar estas três lei de grande importância para o Município. Elas são elaboradas pela Prefeitura e enviadas à Câmara para estudo e votação. O Plano Plurianual de investimentos abrange um período de planejamento para 4 anos, de 2022 a 2025. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias é base para outra lei relacionada que é o Orçamento Municipal, ambas para execução em 2022.   

Através destas leis a administração pública faz uma estimativa da arrecadação, por outro lado, quanto vai ser investido em cada área, como Educação, Saúde, Obras, Assistência Social e todas as outras.

A Prefeitura estava concluindo os textos, por isto eles ainda não foram votados. Apesar de ter enviado à Câmara os projetos, foi preciso mandar depois textos substitutivos, contendo adaptações. O tempo será curto para votar, mas os vereadores estão empenhados para que os prazos sejam atendidos. O presidente da Câmara Mário Junior tem marcado sessões extraordinárias, lembrando que em Manhumirim os vereadores não recebem por sessões extras. 

“Este ano estamos recebendo recursos, mas no ano que vem a previsão é de “vacas magras” e o ideal seria que tivéssemos tempo para esmiuçar estes projetos tão importantes”, disse o vereador Xandinho que destacou o problema de muitos municípios não receberem equipamentos por falta de certidões em dia, caso de Manhumirim.