Polícia Militar apresenta trabalho na Câmara e pede ajuda

por vivi — última modificação 29/03/2017 08h55
Polícia Militar apresenta trabalho na Câmara e pede ajuda

Capitão Machado e Tenente Garcia: "crimes diminuíram em 2016, mas precisamos de apoio da sociedade".

Logo após a abertura da reunião da Câmara desta quinta-feira, 9 de fevereiro, o Capitão Wesley Machado, comandante da 29ª Cia de Polícia Militar, acompanhado do Tenente Garcia, subcomandante, mostrou dados esclarecedores sobre a situação da segurança pública de Manhumirim. Ele disse que a PM também vai visitar entidades e associações do Município mostrando resultados do trabalho que eles têm realizado. A apresentação mostrou números das ocorrências, o trabalho de prevenção que a PM faz e o apoio depois. Só no comércio foram 167 visitas preventivas e as abordagens somaram 3.322.

Números mostraram diminuição dos crimes

Segundo a PM em 2015 Manhumirim teve 33 crimes violentos e em 2016, o número baixou para 21. Quanto aos crimes violentos contra o patrimônio, o número foi de 19 em 2015 para 13 em 2016. Foram 5 homicídios consumados em 2015 e 3 em 2016. Já o total de crimes contra a pessoa, em 2015 foram registrados 242 e em 2016 foram 204. Foram apresentados outros dados, como o número de furtos, tráfico de drogas, uso de drogas, lesão corporal agressão, dano, ameaça e até o número de foragidos da Justiça.

O comandante explicou que para o Estado estes números são pequenos para que eles invistam recurso na execução de um projeto de videomonitoramento em Manhumirim, por isto é preciso buscar solução no Município, unir forças para que estas câmeras de segurança sejam instaladas, como em outras cidades próximas. ”Preciso do apoio de todos para que possamos identificar os criminosos. Se o infrator sabe que a cidade é monitorada, não vai agir como aconteceu há pouco tempo no roubo a joalheria, jogar pedra no vidro e roubar e podem ser evitados homicídios. Precisamos do apoio de vocês, de ação, não só de palavras”, disse o Capitão. Outro pedido que ele fez aos vereadores é aprovar uma lei regulamentando o horário de abertura de bares: “Aqui é uma das poucas cidades onde um bar pode funcionar até 6 horas da manhã. Bares fazem barulho, incomodam os moradores e são responsáveis pelo início de muitas das ocorrências. Segunda-feira tem necessidade de ter bar até de madrugada? O dono do bar precisa ganhar dinheiro, mas temos que ter bom senso”, completou ele. 

População precisa valorizar a PM

Capitão Machado disse que a experiência que o Espírito Santo está passando é triste, ninguém quer mas, segundo ele, serviu pelo menos para as pessoas entenderem a importância do trabalho da PM. “Tem gente que diz para acabar com a PM, critica, mas agora pedem a volta da PM.”, disse sobre o que está acontecendo em Vitória. Ele afirmou que os policiais militares de Manhumirim são valorosos, dedicados e muita gente não toma conhecimento do trabalho realizado. Ele contou que já trabalharam 38 horas seguidas para dar resposta a população sobre roubos que estavam acontecendo. “A Polícia trabalha para evitar os crimes, mas é difícil não ter crime nenhum. Ele citou as críticas dos cidadãos em relação as blitz de trânsito e lembrou de um rapaz que foi preso em uma delas e que tinha praticado 5 assaltos no mesmo dia. Sem falar nas pessoas que dirigem embriagadas e isto pode salvar vidas. E terminou dizendo que as denúncias da população são importantes. Tem o 190, o 181 disque denúncia, os números fixos 3341 1463, 3341 3995, 3341 2846 e o WhatsApp 984 229 716 que funciona 24 horas e pode ser útil quando a pessoa não puder falar no 190. A PM possui uma página no facebook e programa na Rádio Manhumirim todo sábado ao meio-dia.

PM 1










PM 2









PM 3










PM 4