Polícia Militar recebe homenagem e é aplaudida na Câmara
Na sessão da Câmara de Manhumirim de quinta-feira, 20 de abril, os vereadores receberam o Capitão Wesley Machado, comandante da 29ª Cia de Polícia Militar, Tenente Garcia, subcomandante, Sargento Sales e Cabo Cler. Eles foram receber a moção de congratulação de autoria da vereadora Elaine Freire, que destaca o trabalho eficiente da Polícia Militar no Município e região. A vereadora leu um texto em homenagem aos policiais militares em que ela destaca a importância do trabalho: “Eu quero falar um pouco sobre o trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo em Manhumirim e região e que reflete positivamente em nossa vida. Eu começo perguntando: Alguém aqui poderia sair de casa tranquilo sem a polícia nas ruas? Certamente a resposta é não. E a Polícia local tem dado provas constantes de sua atuação eficiente em diversas ocorrências, principalmente no combate ao tráfico de drogas, um mal que nos preocupa cada dia mais. ” A vereadora também disse que os policiais militares fazem um trabalho importante com crianças e jovens, ajudando a evitar que eles entrem para o mundo das drogas e são, muitas vezes, exemplos positivos. E citou várias situações do dia a dia dos policiais, momentos em que eles salvam vidas e recuperam bens roubados. O público presente aplaudiu.
Capitão Machado agradeceu: “Eu e o Tenente Garcia queremos dizer que o mérito todo de receber esta homenagem, em um mundo em que poucas pessoas valorizam os policiais militares, é de todos os policiais militares, os soldados, cabos, sargentos. São eles que, de fato, colocam a vida deles em risco, debaixo de sol, chuva, na madrugada, são os reais merecedores desta premiação. Por isto eu trouxe o Sargento Sales e o Cabo Cler, porque eles são os representantes daqueles que põem o peito nas ruas para combater a criminalidade.” O Comandante falou que há momentos em que uma ação policial é mal interpretada, citando como exemplo quando o policial mata um traficante com um fuzil HK47, usado em uma guerra, e pessoas em suas casas, no seu ar condicionado, questionam a ação policial. Mas ele explicou, também, que a sociedade está mudando a maneira de olhar a atuação da PM: “As pessoas estão começando a parar para pensar em que sociedade querem viver. O cidadão de bem está cansado, porque trabalha, luta e tem que lidar com este monte de marginal. ” Ele contou, também, que ainda há aqueles que desrespeitam os policiais, criticam, fazem textos indecorosos no facebook, como um adolescente de Manhumirim que fez uma postagem reclamando de uma abordagem policial. O capitão disse que isto indica que a PM está trabalhando. O presidente da Câmara Sérgio Borel também parabenizou os policiais pela atuação no carnaval e contou que nos dias da festa estava saindo do trabalho e viu quando dois rapazes, vindos de Manhuaçu, chegaram em Manhumirim e foram abordados pela Polícia que encontrou uma arma em poder deles. O presidente agradeceu pelo trabalho e disse que a PM pode contar com o apoio da Câmara.
Leia aqui o discurso na íntegra:
Discurso da Vereadora Elaine Freire em homenagem a 29ª Cia de Polícia Militar – 20 de abril de 2017
Boa noite aos colegas vereadores, a todos aqui presentes, aos ouvintes da Rádio Manhumirim.
Sinto imensa alegria em entregar uma Moção de congratulação à 29ª Cia de Polícia Militar de Manhumirim, através do Capitão Wesley Machado, Aproveito para parabenizar, também, o Tenente Garcia.
Antes de entregar a Moção, eu quero falar um pouco sobre o trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo em Manhumirim e região e que reflete positivamente em nossa vida.
Eu começo perguntando: Alguém aqui poderia sair de casa tranquilo sem a polícia nas ruas? Certamente a resposta é não.
E a Polícia local tem dado provas constantes de sua atuação eficiente em diversas ocorrências, principalmente no combate ao tráfico de drogas, um mal que nos preocupa cada dia mais.
Todos os dias lemos nos meios de comunicação, nas mídias sociais, que a Polícia Militar evitou tragédias, prendeu criminosos, recuperou bens roubados, enfim, todo tipo de situação, em outras cidades próximas, não só aqui.
Mas a Polícia Militar não faz somente este tipo de trabalho. Seus integrantes são treinados, preparados para agir na sociedade positivamente em outras frentes. É uma criança que os têm como exemplo, são os idosos que são defendidos de bandidos e seus bens recuperados, é um motorista bêbado que é abordado antes que possa matar uma família.
Um exemplo muito importante é o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, feito pela Polícia Militar, que promove uma parceria entre a PM, a família e a escola. Mais do que defender a prevenção contra o uso de drogas, também influencia positivamente as crianças e jovens para uma vida mais digna, de princípios, no caminho correto.
Há também os momentos em que a PM age como mediadora, os policiais acabam sendo conselheiros, psicólogos, e até mesmo tendo que ir altas horas da noite para fazer um cidadão simplesmente cumprir a lei do silêncio.
O Policial Militar lida com o lado mais obscuro dos seres humanos. Sua profissão é perigosa, muitas vezes exercida com poucos recursos materiais e humanos. E não podemos nos esquecer que o Policial Militar possui família, esposa, filhos esperando em casa após um duro dia de trabalho.
Fiz esta Moção inspirada pelo exemplo do que vivenciamos no período do carnaval que é uma época em que as pessoas ficam mais agitadas, bebem muito e as confusões acontecem. Mas não aqui em Manhumirim. O Carnaval passou sem problemas. E não podemos deixar de reconhecer o trabalho preventivo e durante as festividades feito pela Polícia Militar.
Por tudo que vocês têm feito por toda a população de Manhumirim e região, nossos sinceros agradecimentos e nossa simples homenagem.
Vereadora Elaine Freire