Ponte entre Manhumirim e Reduto tem verba destinada e vai ser refeita
O secretário de estado de Infraestrutura e Mobilidade Fernando Marcato anunciou que o Governo do Estado reservou, a pedido da deputada estadual Celise Laviola, 983 mil reais para que a ‘Ponte dos Gama’, que interliga Manhumirim a Reduto, na MG 111, seja refeita. O secretário afirmou que a licitação já está em fase final e a previsão é que em fevereiro a obra seja autorizada.
Em 2020 os vereadores de Manhumirim Sérgio Borel, atual prefeito do Município que apoia a deputada, Anderson Dedé (então presidente da Câmara), Xandinho e Mário Junior foram a Belo Horizonte fazer esta solicitação à deputada, a mais recente em 4 de dezembro de 2020. Também foi pedida verba para recapeamento das estradas nas saídas do Município.
O secretário estadual contou sobre a solicitação da parlamentar: “No dia em que conheci a deputada Celise Laviola, mesmo antes de eu assumir a Secretaria, ela conversou comigo sobre esta ponte e demais pistas e rodovias da região”.
O filho da deputada, José Laviola Neto, que representou a mãe durante este anúncio, já que ela estava se recuperando de um problema de saúde, contou que eles foram procurados por amigos e políticos da região, mas destacou o empenho do atual Prefeito de Manhumirim Sérgio Borel, desde quando era vereador. Ele esteve em Belo Horizonte acompanhado dos outros vereadores citados.
A ponte tem sido motivo de muita preocupação e reclamação porque está parcialmente interditada, podendo passar apenas carros de passeio, assim mesmo com dificuldade. Ela sofreu avarias em sua estrutura em janeiro de 2020 quando aconteceram as chuvas fortes que provocaram enchentes nas cidades. Durante um período a ponte chegou a ser totalmente interditada, obrigando os veículos a irem por um caminho mais longo pela MG 108, sentido Martins Soares, sobrecarregando e danificando ainda mais aquele trecho de asfalto que também precisa de recuperação.
A nova ponte vai beneficiar a população que transita na MG-111 e desafogar a MG-108, significando economia para os veículos de grande porte que poderão reutilizar o caminho mais curto.