População conversa com os vereadores, solicita providências e eles levam os assuntos ao debate na Câmara
Vereadora Elaine Freire leva à Câmara pedido de moradores
Durante a reunião da Câmara (27) a vereadora Elaine Freire falou sobre pedidos que recebeu de moradores e que necessitam de atendimento por parte da Prefeitura: “Quero fazer um pedido à Secretaria de Obras e aos responsáveis a respeito de um quebra-molas na entrada da Rua Carolina Pereira, perto da igreja Católica no Bairro Santa Rita. As pedras soltaram e está arriscada para as motocicletas, crianças. As pessoas podem ser machucar. Outras pedras estão soltando e pode quebrar peça de algum carro”, disse.
A vereadora também falou sobre um buraco na subida da Rua São José e lembrou que o pedido já foi feito pelo vereador Xandinho: “ Vi um morador tentando tapar, está perigoso uma pessoa cair e machucar ali, por isto peço atenção especial para aquele problema”, continuou.
Outro pedido feito à Secretaria Municipal de Obras é para desentupir a mina do Córrego do Ouro, na Santinha: “Os moradores estão sem água, porque a máquina da Prefeitura entupiu o anel da mina. Já fiz o pedido à Secretaria e espero que eles possam atender”.
Mais um pedido foi feito para o Córrego do Ouro, desta vez sobre a estrada rural: “Os moradores pedem para jogar saibro ou brita nos trechos mais críticos, como na entrada da propriedade do Senhor Eron, perto da Rio -Bahia. É preciso ver a situação da Limeira, do Ouro, porque esta chuva que deu estes dias atrás já fez agarrar o caminhão na estrada, imagina quando chover mais”, disse.
Por fim, a vereadora Elaine Freire disse que moradora da Rua Novo Horizonte pediu para colocar lixeira perto da rua dela: “Esta moradora me disse que os cachorros estão fazendo uma bagunça com o lixo. Estes são os pedidos dos moradores”, concluiu.
Vereador Xandinho também falou sobre as estradas rurais e alertou novamente sobre a erosão na Rua São José
O vereador Xandinho ocupou a tribuna popular e falou sobre o que viu nas estradas da zona rural do Município: “Eu tive a oportunidade de passar na Limeira, Ouro, Cabeceira do Córrego do Ouro, Barra do Córrego do Ouro e a estrada está ruim. Um trecho de 800 metros perto da família Migliori está crítico. Pessoas que produzem alimentos, café, e trazem para a feira de Manhumirim não têm estrada patrolada. Estas pessoas estão sem direito de ir e vir, de receber amigos em suas casas. E não falo só da administração, não. Há os proprietários têm que deixar fazer vazantes nas estradas. Na subida do Córrego do Ouro, em quase 2 quilômetros de estrada, vi valas do lado porque não tem vazantes, as manilhas entupiram por falta de vazantes. São proprietários que produzem muito, mas precisam contribuir para a solução nas estradas rurais. O meio da estrada está bom, mas não passam dois carros. Que vejam esta situação com atenção”, defendeu o vereador.
Ele também fez um alerta sobre a grande erosão acima da Rua São José: "Estivemos no local, eu e o vereador Mário Júnior. Temos que tomar providências a respeito daquelas crateras que são muito grandes. Vamos desenvolver um projeto para aquele local, buscar parcerias, porque os moradores que sabem, ficam preocupados e tem aqueles que não têm noção real do que está acontecendo lá".
Vereador Mário Junior falou sobre o Conselho da Merenda Escolar e o meio ambiente
O vereador Mário Junior disse, no momento dos oradores durante reunião na Câmara que agora faz parte deste conselho que ele considera importante: “Tomei posse no Conselho da Merenda Escolar. Tem um tempo que não temos nada negativo sobre a merenda escolar. Constatei que a merenda está sendo muito bem conduzida. A nutricionista foi aluna nossa na Escola Alfredo Lima e é muito preparada, foi uma conversa proveitosa. Na Educação temos que fazer sempre o melhor." O vereador também falou sobre a grande erosão acima da Rua São José. Contou que ele e o vereador Xandinho estiveram no local e vão desenvolver projeto em prol de resolver o problema que ameaça a segurança dos moradores abaixo. Ele tem defendido na Câmara o replantio de árvores no Município: "O Dia da Árvore passou e não tenho visto nada para valorizar este dia. Precisamos cuidar de nossas árvores, de replantar pelas ruas da cidade. Há locais de risco de cair barranco por conta do desmatamento e as nascentes. Temos que cuidar mais do meio ambiente".
Vereador Frederico Franco destacou obras já feitas
Quero parabenizar a Prefeitura por finalizar o calçamento da Vila Piquitito e o conserto da calçada e manilhamento perto da Rádio Manhumirim, pedido dos moradores e o conserto do muro no Bairro Nossa Senhora Aparecida, problemão onde a estrada estava caindo, obras feitas mesmo diante da falta de dinheiro. Como vereador, antes de criticar, procuro saber porque não está sendo feito, mas temos que estar por dentro do assunto, como está Minas Gerais e as dificuldades de administrar o Município que não está parado e todos nós vamos vencer, Não podemos perder a esperança. Temos que continuar lutando pela população de Manhumirim.