Relatório: Hospital Padre Júlio Maria subiu de patamar, mas ainda precisa de recursos para arcar com todos os custos

por Assessoria de Comunicação publicado 27/06/2024 17h50, última modificação 27/06/2024 17h51
“Se antes o Hospital era importante, agora ele é necessário. E se ele sair do circuito, a rede de saúde da macrorregião não funciona”, disse Jair Nunes, gerente.
Relatório: Hospital Padre Júlio Maria subiu de patamar, mas ainda precisa de recursos para arcar com todos os custos

O gerente Jair Nunes apresentou o relatório aos vereadores.

A Câmara recebeu na sessão ordinária (20) a diretora do Hospital Padre Júlio Maria, Irmã Eva Maria Ribeiro, o gerente Jair Nunes e o médico e diretor técnico João Paulo Raposo Ferreira Jaeger Gama. Eles foram apresentar o relatório circunstanciado e mostraram como o Hospital de Manhumirim evoluiu para outro patamar, ampliando a sede, o número de atendimentos e tendo outras especialidades.

Hospital Manhumirim 1

 

Outro assunto importante tratado foi a dificuldade financeira diante da grande demanda de atendimentos de pacientes não só de Manhumirim, mas de outros 24 municípios. Eles pediram ajuda aos vereadores para que eles continuem não só buscando emendas parlamentares que destinam recursos, mas também conversem com municípios próximos para que eles passem a contribuir diretamente com o hospital através de convênio, para atendimentos de seus munícipes. “Estamos no vermelho por algumas razões e explicamos que o SUS paga por uma quantidade de atendimentos, mas sempre extrapola e não deixamos de atender”, disse Jair na tribuna da Câmara. A diretora Irmã Eva homenageou os vereadores com menções honrosas e como amigos do hospital.

Hospital Padre Júlio Maria cresceu e possui mais especialidades

Muita gente não sabe, mas o Hospital de Manhumirim tem 82 médicos de variadas especialidades, a enfermagem tem 109 profissionais e tem 254 pessoas ao todo prestando serviço.

Segundo falou na tribuna explicando sobre o relatório, Jair Nunes disse que o hospital está inserido em uma microrregião que engloba 24 municípios, mas em 2023 foram atendidas pessoas de 30 cidades. “Junto com o Hospital César Leite, de Manhuaçu, somos a principal porta de entrada do centro articulador de acesso aos pacientes do SUS na região. Somos referência para o atendimento de média complexidade”, explicou.

O Hospital agora é porta aberta para o SAMU 24 horas atendendo 22 municípios, somando cerca de 344 mil habitantes. Também integra a Rede Federal de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (RUE), somando toda a macrorregião atendida com aproximadamente 694 mil habitantes.

E não tem sido fácil dar conta de tanta demanda. “Havia 6 hospitais de grande porte na região, mas agora são 5, porque em Viçosa fechou um. Os grandes Arnaldo Gavazza e o Hospital Nossa Senhora das Dores em Ponte Nova, Hospital João Batista em Viçosa, o nosso em Manhumirim e o César Leite de Manhuaçu precisam atender os quase 694 mil pacientes”, contou Jair.

Segundo ele mostrou, o Hospital Padre Júlio Maria tem 153 leitos, sendo que o César Leite de Manhuaçu tem 200 e poucos leitos, o que representa muito, dadas as proporções. Outro dado importante é que de 45 mil pessoas que foram atendidas no hospital, somente 279 pessoas foram a óbito. O percentual de ocupação geral é de 74 por cento e na UTI 84 por cento.

A população precisa saber que o Pronto Socorro é para emergência e não consulta

Jair explicou na tribuna que é preciso seguir um protocolo de atendimento, sendo que no Pronto Socorro passarão na frente os pacientes classificados como urgência, devido a gravidade com que chegam. “Muita gente não entende isto e reclama porque fica esperando, mas se seu problema já tem muitos dias e não é de vida ou morte, quem precisa mais terá prioridade. Local de consulta é na Policlínica e Postos de Saúde”, reforçou. Em dezembro de 2022 foi inaugurado o Pronto Socorro Irmã Nadir com investimento do Município.  

O diretor técnico Dr. João Paulo chamou a população para acreditar no hospital e apoiar

Hospital Manhumirim 2

Falando na tribuna Dr. João Paulo disse que quando assumiu o cargo foi com a intenção, junto com toda a equipe, de fazer diferença. Ele citou a comunicação com a população como algo importante e disse que a vivência com os pacientes lhe mostrou que a prioridade é atender suas necessidades.

“Eu preciso que a população acredite no hospital e dê forças aos seus representantes para que todos briguem pela região. Quando atendo um paciente, não estou preocupado de que cidade ele é, todos são iguais em importância. Mas o recurso do município dele tem que vir para cá. Temos a emergência a partir de convênio com a Prefeitura e com a Rede Federal, por isto deixamos de ser só local e o hospital também é visto como aquele que vai além da emergência e coloca gente para dentro com outras complexidades. A saúde é muito cara e admiro a coragem da Irmã Eva, que não quer nada para ela, mas vai de paciente em paciente, só quer atender as pessoas. Valorizem o hospital, porque muitas pessoas são salvas, inclusive nossos familiares”, reforçou.

Ele defendeu uma campanha de conscientização para que as pessoas saibam como usar os PSFs e outros locais de atendimentos, além de mais parcerias entre os poderes.

Hospital Manhumirim 3












A importância do Hospital também para a economia municipal

Atualmente o Hospital Padre Júlio Maria representa a segunda maior empresa de postos de trabalho de Manhumirim, perdendo apenas para a Prefeitura. Gera empregos diretos e indiretos, movimenta o comércio local, especialmente agora com o internato de Medicina. Tem incentivado a abertura de novas clínicas médicas. Graças ao Hospital, o Município se tornou referência em saúde.

Hospital Manhumirim Dedé  

Hospital Manhumirim Lequinho

Hospital Manhumirim Xandinho

Hospital Manhumirim Alexsandro Lemos

Hospital Manhumirim Juliana

Hospital Manhumirim Darci

Hospital Manhumirim Edgar

Hospital Manhumirim Rodrigo

Hospital Manhumirim Sandro

Hospital Manhumirim Mário