Representantes da APAC foram recebidos na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 06/10/2021 11h29, última modificação 06/10/2021 11h29
Associação precisa de mais apoio do poder público.
Representantes da APAC foram recebidos na Câmara

Integrantes da APAC de Manhumirim no Plenário Oswaldo Frossard.

Na noite desta terça-feira (05/10) integrantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC de Manhumirim foram à Câmara falar com os vereadores sobre a instituição. Conversaram com eles o presidente Mário Junior e os vereadores Xandinho e Lequinho da Van.

Os assuntos tratados

Os vereadores foram convidados a uma visita na sede da APAC a ser agendada, ver de perto o trabalho que é diariamente desenvolvido com os recuperandos.  Foi pedido aos vereadores empenho para que no próximo ano seja possível um convênio com o Município. Outro assunto tratado foi a necessidade de fazer o calçamento da estrada que leva à sede. A presidente da APAC Kilza Horst da Fonseca contou que, apesar do apoio da Prefeitura na manutenção da estrada, em dias de chuva fica impraticável o acesso à Associação por ser ainda de terra.

Sobre o convênio o presidente da Câmara Mário Junior disse que é um bom momento para tratar do assunto, porque os vereadores ainda vão votar os projetos de leis que tratam do orçamento municipal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária para 2021, além do Plano Plurianual (PPA) com planejamento para os próximos quatro anos.

Sobre a estrada, o vereador Xandinho sugeriu que seja apresentado pela instituição um projeto com a metragem necessária, calcular quais os custos para buscar ajuda com os deputados. “Talvez neste momento seja mais viável conseguir calçar os pontos críticos e pensar em completar toda a estrada depois”, disse o vereador.

Sociedade de Manhumirim abraçou a causa da APAC

APAC na Câmara 5 out 2021

 

A APAC de Manhumirim está cada vez mais sendo reconhecida pela sociedade do Município e região. Recebe constantemente mais de 100 pessoas, entre eles familiares dos detentos que participam do método aplicado pela instituição em apoio ao familiar interno. Apesar de ter convênio com o governo do Estado e ajuda do Tribunal de Justiça, os recursos não cobrem tudo, mesmo porque eles têm muitos funcionários e toda uma estrutura de funcionamento. Por isto a necessidade de buscar mais ajuda.

A Associação tem como objetivo reinserir o detento na sociedade através de rígida disciplina, mas com tratamento humanizado, oportunidades de atividades de trabalho, educação religiosa e educacional. Também há necessidade de assistência à Saúde e acompanhamento jurídico. A APAC de Manhumirim está em plena atividade e luta pela valorização humana, da participação da família e de voluntários.