Requerimento defende destinação correta de pneus

por Assessoria de Comunicação publicado 12/09/2019 09h55, última modificação 17/09/2019 09h25
Lei Municipal nº 1.721, de 12 de dezembro de 2018 dispõe sobre a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis
Requerimento defende destinação correta de pneus

Vereadores Benísio Enfermeiro e João da Casa Franco: pedido que lei municipal sobre destinação correta de pneus seja cumprida.

O vereador Benísio Enfermeiro é autor do Requerimento nº 72 em parceria com o vereador João da Casa Franco, que solicita à Prefeitura que faça valer a Lei Municipal nº 1.721, de 12 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis em Manhumirim. 

No requerimento os vereadores também pedem que sejam tomadas providências quanto aos pneus que são utilizados como vasos e canteiros de jardinagem pela cidade, mas estão tombados e sem terra, podendo ser foco de dengue durante as próximas chuvas, armazenando água.

No documento os vereadores defendem, ainda, a importância da destinação correta dos pneus, como consta no texto do: “A Lei que foi aprovada na Câmara é muito importante para a população, pois servirá de prevenção contra doenças, reduzindo os focos de mosquitos transmissores de doenças como dengue, malária ou febre amarela.” Também foi destacado que com a destinação correta os pneus deixam se ser jogados nos rios, córregos, de provocarem enchentes e de poluírem o meio ambiente, pois se queimados a céu aberto liberam enxofre. 

O requerimento explica que atualmente parte dos pneus em Manhumirim está sendo aterrada e pneu não é um produto biodegradável, tendo tempo de decomposição na natureza, o que lhe confere caráter especialmente nocivo do ponto de vista ambiental.