Requerimento pede documentos sobre aterros entre IBC e Parada Portugal
Aprovado pelos vereadores em reunião da Câmara, requerimento que solicita informações sobre a fiscalização dos aterros que estão sendo feitos logo depois do antigo IBC, na saída de Manhumirim para Reduto. O requerimento destaca que o local é área de baixada dentro do perímetro urbano e de fluxo de enchentes, além de ser área de importância ambiental.
“Eu acho que aquele aterro é um prejuízo incalculável para o centro da cidade, Bairros Santa Rita e Cidade Jardim. Fazer aquele aterro é subestimar a natureza. A água do Rio Pirapetinga deságua lá embaixo e se tem espaço ela passa, o centro está tranquilo, mas quando começa a alagar, começa a dar transtornos para os bairros com enchentes. E toda aquela área está sendo tomada pelo aterro”, disse. O vereador defendeu que é melhor prevenir do que no futuro ter que tirar as famílias do local.
O requerimento, de autoria do vereador Xandinho, pede documentação sobre esta atividade de depósito de terra, que acontece à margem direita do Rio. Entre os documentos solicitados, a Declaração de Regularidade Ambiental ou de Dispensa de Licenciamento Ambiental da Superintendência Regional de Meio Ambiente Zona da Mata (SUPRAM ZM), autorização ambiental do Conselho de Desenvolvimento Ambiental de Manhumirim (Codema) para a movimentação de massa e aterro e cópia do alvará da Prefeitura ou anuência sobre estas atividades.
Matérias relacionadas:
por Assessoria de Comunicação — publicado 14/02/2018
por Assessoria de Comunicação — publicado 13/09/2017