Requerimento pede informações sobre dívidas do Município e levanta a questão do lixo que moradores colocam nas ruas
Vereadores Xandinho e Mário Junior: fiscalização sobre dívida municipal e gastos com coleta de entulhos de moradores.
O requerimento nº 45 de autoria dos vereadores Mário Júnior e Xandinho, aprovado na Câmara, pergunta se há repasses em atraso por parte dos Governos Federal e Estadual, qual o montante da dívida resultante de repasses dos governos e qual o montante da dívida interna de ISS e IPTU.
“Estivemos estudando a LDO e precisamos saber o poder de endividamento do Município, porque dele depende se vamos ter financiamentos, saber nosso poder de realização. Temos que saber o que os governos Federal e Estadual estão deixando de repassar, o que estamos deixando de receber de impostos no Município como o IPTU e temos que criar mecanismos para cobrar. Começamos 2021 com 18 milhões de dívidas e como está hoje? Conseguimos reduzir? O orçamento para o ano que vem vai chegar no segundo semestre e no momento estamos com a LDO 2025 aqui para votar”, defendeu o vereador Xandinho.
Moradores sujam a cidade e dão despesa para o Município com entulhos particulares
O vereador Xandinho também falou sobre dos moradores que retiram materiais de suas casas, depositam na rua deixando o problema que é particular para a Prefeitura assumir.
“Eu fico triste. A gente passa em uma das avenidas principais, vemos a quantidade de 3 ou 4 caminhões de galhos, gramas de terreno de morador e se a prefeitura não tirar até o dia seguinte, vai ficar lá o final de semana todo. Temos que criar lei que dê condição de cobrar. Quer conhecer Manhumirim? Anda no final de semana pelas ruas e veja que tem uns 10 pontos na cidade onde sextas, sábados e domingos e feriados, a pessoa faz questão de colocar o sofá, a cadeira, o guarda-roupa, a cômoda, a televisão, é o jardim que ele limpa, a árvore que ele poda. Tem cidade que retira entulho para morador, mas cobra, porque ali tem funcionário, caminhão, combustível. As pessoas precisam saber que o Município tem que arrecadar para sobreviver e até para que todos tenham uma cidade limpa”, desabafou o vereador Xandinho.
O vereador Mário Junior também defendeu a importância da arrecadação: “O Município pode arrecadar melhor para sanar estes deficit criando mecanismos para isto. Se não tivermos conhecimento deste quantitativo da dívida não sabemos o que temos que melhorar para organizar melhor a cidade e ela se desenvolver. Aguardamos a resposta do requerimento para continuarmos este debate.”