Requerimento pede informações sobre tarifas do SAAE

por Assessoria de Comunicação publicado 12/09/2019 11h51, última modificação 12/09/2019 11h51
Nova cobrança que atende a marco regulatório tem gerado dúvidas
Requerimento pede informações sobre tarifas do SAAE

Vereadora Ana Paula Destro, autora do requerimento.

A vereadora Ana Paula Destro é autora do Requerimento nº 70 que pede informações sobre a nova cobrança de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE.  

A vereadora pergunta qual é o instrumento legal para esta alteração, o critério de cobrança e em caso de audiência, enviar à Câmara cópia de ata e outros documentos comprobatórios, como fotos e lista de presenças dos participantes. 

O requerimento aprovado na Câmara pede, ainda, o valor da arrecadação mensal do SAAE de janeiro a julho de 2019, discriminando mês a mês e o valor da folha de pagamento mensal nos mesmos meses. 

A vereadora contou que há munícipes recebendo contas com valores bem mais altos na conta de água e esgoto, por isto ela fez o requerimento.

O que disseram os vereadores

O vereador João da Casa Franco disse que realmente é preciso compreender melhor como é feita a cobrança, que está vindo em itens separados, sendo taxa básica e consumo.

O vereador Xandinho explicou que a nova tabela segue marco regulatório do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais, CISAB. O vereador Mário Junior afirmou que o SAAE vem sofrendo com situação crítica há muito tempo e se não for solucionada a falta de recursos corremos o risco de ter a água administrada por empresa de fora que será muito mais caro. “Veio um homem do Paraná explicar sobre este aumento na audiência pública, que tem a taxa básica e depois a cada mil litros um valor de cobrança. Ele explicou que o preço cobrado por empresas terceirizadas chega a 3 ou 4 vezes maior”.