Requerimento pede mapeamento das áreas de risco geológico e ações para durante e de prevenção aos eventos da natureza

por Assessoria de Comunicação publicado 08/02/2023 12h12, última modificação 08/02/2023 12h12
Vereadora Juliana Ananias: "As pessoas sabem para onde ir em caso de necessidade? Tem plano de evacuação das áreas?"
Requerimento pede mapeamento das áreas de risco geológico e ações para durante e de prevenção aos eventos da natureza

Vereadora Juliana Ananias: planejamento e prevenção sobre momentos de chuvas fortes.

A vereadora Juliana Ananias é autora do Requerimento n° 005 que pergunta ao Executivo Municipal se há mapeamento das áreas consideradas de risco geológico em Manhumirim. 

 A vereadora quer saber quais as que constam nos setores de áreas de risco geológico principalmente as que são sujeitas a serem atingidas por enchentes, enxurradas, inundações, deslizamentos, rastejo, quedas de blocos de rocha e fluxo de detritos. 

Em caso de ter o mapeamento mostrando os pontos de risco, o requerimento questiona como os moradores foram ou serão informados para a segurança de suas famílias, se há um plano de evacuação para estas áreas de risco, se tiver que seja enviada cópia e quais as ações que estão sendo tomadas para diminuir a ocupação das áreas de risco geológico?

Por fim o requerimento diz que as informações solicitadas têm respaldo no trabalho fiscalizador dos vereadores, já que estas medidas ou a falta delas podem oferecer perdas ou danos aos munícipes causados por adventos adversos de natureza geológica e está em consonância com as diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608/2012.

“As pessoas sempre nos questionam sobre as áreas de risco de nossa cidade, onde podem acontecer enchentes, deslizamentos, quedas de taludes, inundações, por isto fiz este requerimento sobre se este mapeamento existe e se vai ser divulgado. O bairro Santa Rita, Mangueiras, Centro, é preciso que as pessoas próximas a estas áreas sejam informadas. Este ano a chuva, apesar de forte, passou tranquilamente por nossa cidade, mas ainda temos até março com chuvas, temos que prevenir. As pessoas sabem para onde ir em caso de necessidade? Tem plano de evacuação das áreas?”, explicou a vereadora.