Requerimento pergunta se há ações para auxiliar profissionais de eventos

por Assessoria de Comunicação publicado 20/04/2021 16h53, última modificação 20/04/2021 16h53
Setor foi o mais afetado durante a pandemia de acordo com Ministério da Saúde.
Requerimento pergunta se há ações para auxiliar profissionais de eventos

Vereadora Juliana Ananias: requerimento por medidas de apoio aprovado pelo plenário da Câmara.

O Requerimento nº 31 de autoria da vereadora Juliana Ananias pede informações às secretarias de Comércio, de Finanças e de Assistência Social sobre planejamento e verificação da situação dos trabalhadores do setor de eventos no munícipio tão afetados durante a pandemia. 

Entre os profissionais relacionados ao setor de eventos há os decoradores, músicos, fotógrafos, lojistas do ramo de aluguel de trajes sociais, videomakers, DJ’s, seguranças, cozinheiras, garçons, técnicos de som, montadores de estruturas, cerimonialistas, motoristas, produtores de eventos artísticos, buffets, animadores de festas infantis, cabelereiros, pedicures e manicures, maquiadoras, entre outras categorias de prestadores de serviços. 

“Os eventos empregam não só uma pessoa, mas seus familiares e vizinhos e o Ministério da Saúde atestou que o setor foi o mais afetado na pandemia e Manhumirim sempre teve muita vocação para eventos”, disse a vereadora.

O requerimento diz que o Poder Executivo Municipal deve dar apoio aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade para preservar empregos e ir retomando gradualmente as atividades planejando as regras de segurança sanitária e enquanto isto deve verificar as condições das famílias econômica e socialmente. 

Outro questionamento é se há algum planejamento da execução, aplicação e da instrução aos trabalhadores do setor de eventos sobre projetos e auxílios federais ou estaduais que podem ser requeridos, se há um protocolo sanitário específico para o setor e como será a ordem de retorno das atividades em relação aos setores.

Por fim o requerimento pergunta se há estudo sobre o impacto econômico causado no município e aos trabalhadores do setor de eventos causados pela suspensão das atividades e qual o valor estimado. 

Após aprovados pelo plenário os requerimentos são enviados à Prefeitura que tem prazo de 15 dias para respostas.

Panorâmica 15 abril 2021