Requerimento pergunta sobre a implementação da lei que criou o Programa Aprender para Salvar

por Assessoria de Comunicação publicado 20/06/2024 10h25, última modificação 20/06/2024 10h25
Vereadora Juliana Ananias é autora do projeto de lei já aprovado para que seja incluído no currículo escolar de escolas públicas e privadas, o ensino de primeiros socorros.

Aprovado pelos vereadores o Requerimento nº 41 de autoria da vereadora Juliana Ananias que pergunta ao Executivo Municipal se a Lei Municipal nº 1.841/2022 de 11 de maio de 2022 que institui nas escolas do Município o “Programa Aprender para Salvar” será aplicada.

A lei é de autoria da vereadora Juliana que pergunta se há previsão para sua aplicação no currículo escolar dos Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, se já é possível divulgar nas escolas particulares e municipais sobre o Programa, inclusive no Ensino Médio e se há possibilidade de a lei ser aplicada a partir do segundo semestre de 2024 como disciplina extracurricular.

“Este projeto trata de curso de primeiros socorros nas escolas para salvar vidas. No ano passado aconteceu a capacitação dos funcionários da Educação, mas a lei prevê também que os alunos tenham como disciplina extracurricular, para que eles saibam como agir para salvar eles mesmos e os outros. É uma lei simples de ser aplicada, curso pequeno que pode ser dado por um profissional da Saúde quanto por um bombeiro. É uma lei que não gera custos, mas benefícios. Há casos de queimaduras, machucados, fratura de alguma parte do corpo, engasgos e todos têm que saber como aplicar os primeiros socorros para que vidas sejam salvas e termos mais tranquilidade”, argumentou a vereadora.