Requerimento pergunta sobre certidões e endividamento municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 14/02/2021 18h48, última modificação 14/02/2021 18h48
"Queremos conhecer a realidade financeira do Município"
Requerimento pergunta sobre certidões e endividamento municipal

Vereadores Xandinho e Mário Junior (presidente), apresentaram o requerimento.

Os vereadores Xandinho e Mário Junior (presidente) são autores do Requerimento nº 009 que faz questionamentos sobre o endividamento municipal, a situação das certidões municipais na esfera Estadual e Federal, quais estão positivas ou negativas.

Também foi perguntado qual é o montante da receita do Município comprometido com endividamento, o percentual, como está o pagamento das parcelas da dívida, quantos parcelamentos o município paga atualmente, quais são os valores pagos, quais estão sendo quitados em dia e quais estão atrasados.

O vereador Xandinho disse na reunião da Câmara (11/02) que é preciso saber como está a situação do Município, como está a dívida ativa.  “Sabemos que nossa cidade tem perdido recursos por falta de certidões e parcelamentos assumidos que não foram pagos. Para que não seja necessário chegar no meio ou no final do ano e ficar a dúvida desde quando isto acontece, é bom esclarecer. Pessoas falam que o Município tem parcelamento com o estado, diárias de aluguéis e temos que saber para não pagar mais. Não adianta corrermos atrás de recursos e não poder receber por falta de certidões em dia.” 

O vereador também alertou que no ano passado foi parcelada a dívida com o INSS em março e abril de 2020, mas não chegaram na Câmara as comprovações dos pagamentos, conforme estudado no final do ano. E disse que é importante saber como ficou a situação assumida pelo atual prefeito. Se não tiver recursos, não adianta fazer indicações mais, porque precisa de dinheiro para fazer o que é pedido. E sugeriu analisar a capacidade de endividamento para adquirir máquinas, caminhões, sair das locações e adquirir patrimônio. 

O presidente da Câmara Mário Junior, também autor do requerimento disse que “é realmente importante termos este levantamento para que a gente possa contribuir e esclarecer à população para ela poder contribuir também. Só hoje fizemos 14 indicações, mas tudo anda de acordo com os recursos financeiros”.