Requerimento pergunta sobre emendas parlamentares destinadas ao Município

por Assessoria de Comunicação publicado 18/09/2023 11h05, última modificação 18/09/2023 11h05
“A população precisa saber que quando o recurso vem já vem com sua destinação definida e não pode ser usado para outra finalidade”, explicou o vereador Xandinho.
Requerimento pergunta sobre emendas parlamentares destinadas ao Município

Vereador Xandinho: "as pessoas precisam se informar sobre as verbas recebidas."

O Requerimento nº 61 apresentado e aprovado na Câmara pelo vereador Xandinho, pergunta sobre as emendas parlamentares recebidas pelo Município em 2022 e 2023. O vereador explicou porque fez este pedido de informações à Prefeitura. Ele alertou que há pessoas falando sobre o assunto de maneira equivocada.

“Há uma informação errônea rodando em Manhumirim, quanto a finalidade das emendas, principalmente na área da saúde. Muito se fala que o hospital recebe muito recurso, a saúde recebe muito recurso, a obra, que vem dinheiro aberto ou não vem, para comprar isto ou aquilo, mas temos que explicar que o dinheiro vem com sua destinação definida, o de equipamento é só para equipamento, o mesmo acontece quando é só para remédio, calçamento, compra de veículo, temos que ter este entendimento”, disse o vereador.

E reforçou que a resposta do requerimento por escrito vai ajudar a informar as pessoas que afirmam que a prefeitura recebe muito e nada é feito. E explicou que o recurso que tem vindo para a unidade hospitalar, por exemplo, é para ser gasto em infraestrutura, mas não cobre despesa com pessoal.

“Os profissionais precisam ser pagos. A cidade vizinha já está tendo problemas para atender todos, já anunciou e se lá ficar difícil, vamos ter que abrir ainda mais nossas portas aqui. Conversando no Hospital Padre Júlio Maria, disseram que estamos atendendo 35 municípios, agora resta saber se além de Manhumirim algum município está ajudando o hospital, além daquele valor que já vem descontado? Todas as pessoas que vêm aqui somente se desconta na Programação Pactuada Integrada (PPI) do Município, mas vai muito além e podemos estar pagando por atendimentos de outras cidades. Precisamos de investimento para sobreviver e as pessoas têm de ter consciência disto, saber quais emendas já foram pagas e sua destinação”, concluiu o vereador.