Requerimento pergunta sobre os casos de Dengue, Zika e Chikungunya
O Requerimento nº 43 de autoria da vereadora Juliana Ananias pede à Secretaria de Saúde informações sobre as ações de combate e os números das arboviroses, quer dizer, dengue, Zica e Chikungunha.
“Estamos sim no meio da pandemia, focamos no coronavírus, mas temos também um grande número de mosquitos e temos que nos preocupar e saber como está o trabalho de prevenção, os números atuais e o que o Município está fazendo”, disse a vereadora Juliana.
No requerimento a vereadora pergunta qual o número atualizado do total de casos notificados, quantos foram e são os doentes por Dengue, Zika e Chikungunya, qual o total de internados e se foi notificado algum óbito suspeito.
Também foi perguntado quais foram as verbas federais ou estaduais recebida para as ações de combate e prevenção em 2021, quais os valores recebidos até o momento, como é feito o trabalho da Vigilância Sanitária, quantas casas foram visitadas e notificadas este ano, qual a média numérica de focos encontrados, quais bairros foram afetados e se há previsão de utilizar o carro Fumacê.
Outro questionamento é se há ações de prevenção e combate da Dengue, Zika e Chikungunya no âmbito do Programa Saúde na Escola e se o programa está vigente este ano.
No requerimento a vereadora diz que “de acordo com o Ministério da Saúde, até o momento em todo o país já foram notificados cerca de 100.000 mil casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. É preciso garantir que a prevenção e o combate ao vírus também sejam feitos de forma efetiva em nosso município. As informações pedidas são para dar clareza às ações realizadas e tirar dúvidas que no momento são pertinentes”.
Após sua aprovação o requerimento é mandado à Prefeitura e a Câmara aguarda resposta.