Requerimento pergunta sobre planejamento e ações da Defesa Civil para o período das chuvas
Aprovado o Requerimento nº 55 de autoria da vereadora Juliana Ananias que pede informações à Secretaria de Obras e à Defesa Civil do Município sobre o planejamento e execução de ações neste trimestre de junho, julho e agosto, momento de estiagem, como prevenção para a época de chuvas.
O requerimento pergunta se há um planejamento sendo executado no trimestre para a diminuição dos efeitos causados por enchentes e deslizamentos, quais ações estão sendo executadas, se há um projeto com a participação dos comerciantes em relação ao plano para monitoramento e evacuação.
O requerimento também pede informações se há um planejamento sendo desenvolvido com o monitoramento das áreas de risco nos Bairros Santa Rita, Centro e Mangueiras, qual a viabilidade financeira do município para a contratação de uma equipe especializada composta de engenheiros ambientais, geógrafos, arquitetos, técnicos de segurança, para solucionar e organizar neste trimestre toda a preparação para a contenção das enchentes e dos deslizamentos.
“Este requerimento complementa outro que fiz no início do ano quando pedi informações sobre as ações da Defesa Civil durante o ano de 2021 e já estamos em junho, período de estiagem quando estas ações teriam de ser efetivas. Precisamos saber o que está sendo feito para diminuir os efeitos, caso tenha outra enchente com possíveis deslizamentos, sabendo que tudo vem desde o Bairro Santa Rita, passando pelo Centro, até o final da cidade e os bairros que precisam de monitoramento das áreas de risco, como o Bairro Mangueiras. E quais são as ações em relação à rede pluvial, limpeza de bueiros, a toda a dragagem do rio, dos afluentes”, perguntou a vereadora que afirmou ser mais importante tomar medidas de prevenção do que somente socorrer com correria no momento em que tudo acontece.