Respostas da SUPRAM e da Secretaria de Meio Ambiente sobre aterros perto do IBC não vieram
O vereador Xandinho elogiou o trabalho da Prefeitura sobre a limpeza de lixo no rio na altura do Bairro Santa Rita, mas afirmou que o lixo foi jogado perto da margem do rio e deveria ser jogado em outro lugar para evitar que torne a cair na água.
O vereador falou que a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Zona da Mata), SUPRAM, tem autorizado a Prefeitura a fazer as limpezas no rio, mas não respondeu à Câmara se autorizou o aterro feito perto do IBC, área de baixada, na saída do Município direção Reduto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também não respondeu à Câmara se autorizou. “No futuro, se der enchente em Manhumirim novamente por conta de aterros feitos naquele local, as pessoas vão dizer que ninguém fez nada para evitar e teremos que mostrar nossas solicitações”, disse o vereador.
Em setembro de 2017 a Câmara alertou para o problema e pediu informações de órgãos ambientais. Veja a matéria completa:
Antes disto, um requerimento foi feito:
Em junho de 2017 o Vice-presidente da Câmara, João da Casa Franco já cobrou respostas sobre as autorizações para os donos dos aterros na saída de Manhumirim direção a Reduto. O requerimento foi assinado por ele e pelos vereadores Frederico Franco e Anderson Dedé.
Vereador Anderson Dedé, um dos autores do Requerimento feito em junho.
Vereador Frederico Franco, também autor.