Reunião com o SEBRAE falou sobre planejar o desenvolvimento econômico de Manhumirim
Sem a participação da sociedade civil, da iniciativa privada, das entidades, junto com o poder público, fica difícil promover o desenvolvimento econômico do Município fazendo dele um lugar melhor para se viver.
Com esta ideia central da união de forças e responsabilidades pelo desenvolvimento, aconteceu na noite desta quarta-feira (21), no salão da Escola Municipal Carolina Júlia Pereira, uma reunião que significou o primeiro passo para implantar em Manhumirim a Agenda de Desenvolvimento Econômico Local (Del), elaborada e orientada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A apresentação foi feita pelo consultor Luiz Antônio Nolasco e também estava o analista Jean Costa. Além de mostrar os detalhes sobre a Agenda, foi formada uma comissão de pessoas de Manhumirim para os trabalhos.
Planejar com base em diagnóstico elaborando e executando projetos
Será que estamos explorando os potenciais de nossa cidade? Qual a vocação municipal? Como gerar aqui mais emprego e renda? Como profissionalizar mais os serviços? O Município precisa contar tanto com recursos financeiros externos, ou pode ser capaz de atender sua própria subsistência? A experiência tem mostrado que o êxito pode ser conseguido com planejamento e sua execução. Nada de improvisos.
O presidente da Câmara Mário Junior, que tem participado de eventos do SEBRAE com outros municípios foi um grande incentivador da vinda desta agenda para Manhumirim e estava presente com o vice-presidente Dedé Motoboy e os vereadores Xandinho e Sandro Ribeiro.
A Prefeitura abraçou a ideia e fez parceria com o Sebrae através da Diretoria de Indústria e Comércio liderada por Uélisson Júnior do Nascimento. Também estavam o vice-prefeito Sebastião Tristão, servidores municipais e o evento contou com expressiva participação da sociedade, tendo representantes da ACIAMA, ACIAMA Mulher, comerciantes, empresários e entidades.
Na tarde anterior a reunião o consultor fez entrevistas para ouvir as lideranças locais sobre aspectos do Município que podem ajudar no diagnóstico das necessidades, além dos indicadores econômicos. O presidente da Câmara Mário Junior foi um dos entrevistados representando o Poder Legislativo de Manhumirim.
O que é a Agenda Del
Através desta agenda o SEBRAE propõe a reunião de lideranças tanto do poder público quanto da sociedade em geral para compartilharem ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico local, com visão de futuro. O trabalho é feito através da Sala do Empreendedor.
O consultor do Sebrae Luiz Antônio destacou que adotando esta agenda Manhumirim vai ter um diagnóstico das necessidades, problemas e pontos positivos para a partir daí elaborar projetos que ajudem a promover o desenvolvimento econômico. “Não é um plano de governo, é uma política de desenvolvimento e precisa da participação de todos, que terão a oportunidade de ajudar e não esperar somente do poder público", disse.
Ele explicou que não é o Sebrae que elabora os projetos e sim pessoas do próprio município, mas eles auxiliam no diagnóstico e no acompanhamento por cerca de 6 meses, desde a elaboração até o começo do andamento da execução, já que a agenda planeja ações para cerca de 8 a 10 anos.
Outro ponto importante é que os projetos sejam realizáveis, dentro da possibilidade. O próximo encontro será uma oficina para começar os planejamentos.