Reunião na Câmara com a Prefeitura tratou do piso salarial dos educadores
Na manhã desta terça-feira (27/04) aconteceu na Câmara de Manhumirim uma reunião dos vereadores com integrantes da Prefeitura para falar sobre a necessidade de adoção do piso salarial dos profissionais da Educação. A reunião também teve na pauta a possibilidade de melhorias no Estatuto do Magistério e no Plano de Cargos e Salários dos Servidores. Diante das perguntas dos vereadores o prefeito e equipe disseram que estão buscando meios de atender e já foi solicitado estudo de impacto financeiro para saber como resolver o impasse entre o que é direito dos professores e a situação financeira municipal.
A reunião foi solicitada pela Comissão de Legislação e Justiça, formada pelos vereadores Rodrigo Soares (presidente da Comissão), Benísio Enfermeiro e Sandro Ribeiro. Da Prefeitura participaram o prefeito Sérgio Borel, o vice-prefeito Sebastião Tristão, a secretária de Educação Kelly Braga, a secretária-adjunta Érica Diniz, o secretário Cláudio José Gonçalves e o procurador municipal Breno Fagundes. Também estavam os vereadores que compõem outras comissões da Casa, o vice-presidente da Câmara Dedé Motoboy, a secretária Juliana Ananias, vereadora Darci Braga, vereador Sargento Edgar e o vereador Alexsandro Lemos.
Segundo explicou o secretário Cláudio, a Lei de Responsabilidade Fiscal limita o percentual de gastos com folha de pagamento e o Município precisa de ações conjuntas para conseguir atender os reajustes de salários dos servidores, tendo uma gestão eficiente, aumentando a arrecadação. Foi dito que a preocupação é não só com os servidores da Educação, mas também de outros setores.
Os vereadores disseram que é de grande importância o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo para que a Câmara tome conhecimento da situação e possa colaborar atuando nas leis municipais e levando informação correta para a população que os procura.