Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais orienta sobre a febre amarela

por Assessoria de Comunicação publicado 20/01/2025 10h00, última modificação 17/01/2025 12h00
Cartilha está disponível para profissionais e serviços de saúde.

Divulgada neste mês de janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais um material com orientações para profissionais e serviços de saúde, diante de caso humano de febre amarela em Minas Gerais. O manual informa sobre casos suspeitos, notificação, medidas de prevenção e controle. 

O que é a febre amarela

A febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, sendo os principais vetores nas áreas de matas os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já na área urbana, o vetor do vírus é o Aedes Aegypti.

A febre amarela pode ser prevenida através da vacina, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mosquito transmite tanto para o ser humano quanto para os macacos, sendo que este animal não transmite, é também vítima.

A época de maior frequência da febre amarela vai de dezembro a maio, quando há maior volume de chuvas, com aumento da proliferação dos mosquitos vetores, situação agravada pelo período maior de atividades agrícolas.

E se a pessoa já foi infectada?

Sintomas febre amarela

 

 

A maioria das pessoas melhoram após os sintomas iniciais. O problema é que cerca de 15% das pessoas ficam horas e até um dia sem sintomas, e depois desenvolvem uma forma mais grave da doença podendo levar a comprometimento do fígado. A pessoa pode ter icterícia, que é a pele amarelada, hemorragias, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Por isto se você identificar alguns desses sintomas, procure rapidamente uma unidade de saúde mais próxima. É importante dizer se tomou a vacina, quando foi, se esteve em algum local de risco e se observou morte de macacos onde esteve.

E atenção: a febre amarela grave pode matar, por isto não fique em casa esperando melhorar. Busque tratamento.

 

Para mais informações, acesse o hotsite da Febre Amarela no link: https://www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Comunicação Câmara de Manhumirim

Fonte: Jornalismo SES-MG