Semana Internacional do café em BH mostrou a evolução na produção e nos negócios
Com o tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”, aconteceu no Expominas, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024, a Semana Internacional do Café -SIC em sua 11ª edição, um dos maiores eventos mundiais do setor. E não foi por acaso que a cidade foi Belo Horizonte, por ser a capital de Minas Gerais, o maior estado produtor de café do Brasil.
O evento, que contou com programações durante todos os dias e parte da noite, reuniu empresas e cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores e empresários, de vários estados brasileiros, levando o que há de melhor na qualidade do café, para sua comercialização tanto no mercado interno quanto para a exportação.
A região do entorno de Manhumirim, com cidades de Minas e Espírito Santo estavam presentes com estandes e cafeicultores concorrentes. A SIC é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – FAEMG, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.
Alguns temas tratados na SIC
Quem esteve na SIC pôde compreender a importância do café para a economia, especialmente como produto gastronômico. Na gastronomia foi mostrada a utilização do café saborizado com frutas para gerar produtos variados e também com outros sabores. Foram destaque as cafeterias modelo, houve campeonato de baristas e campeonatos de cafés especiais.
Durante a Semana foram tratados, não só através dos produtos expostos, mas nas palestras temáticas, temas como as técnicas de plantio, as máquinas modernas, sustentabilidade, novas tecnologias, uso de inteligência artificial, a força da ciência para enfrentar as mudanças climáticas e quais os cenários e perspectivas para o comércio de café.
O evento destacou a participação das mulheres cafeicultoras também protagonistas de negócios e no saguão de entrada os visitantes puderam ver a história da participação feminina ao longo da história da cafeicultura em seus diferentes papéis. A participação dos jovens na cafeicultura também não ficou de fora, mesmo porque atualmente há o trabalho expressivo da juventude nos negócios relacionados ao café.
E aconteceu a exposição das embalagens dos cafés, também na entrada, extremamente importantes para a identidade visual, promoção da marca, proteção e durabilidade do produto. As 20 embalagens expostas foram selecionadas no Concurso Expresso Design que teve sua 6ª edição este ano.
Acima de tudo a SIC foi um local de aprendizado, troca de experiências, mas principalmente de negócios, onde aqueles que primam pela excelência na produção do café foram premiados em várias categorias.
O presidente da Câmara Dedé Motoboy falou sobre a importância da participação do Município em um evento como este: “Nossa cidade tem como base da economia a agricultura com a venda do café e temos que abrir nossa mente para o que vem acontecendo de novidade. O Município precisa investir na área e apoiar os produtores”.