Servidor da Câmara apresenta relatório de modernização dos trabalhos
O diretor da secretaria da Câmara Luciano Egeno falou na tribuna popular durante a reunião da Câmara de 22 de março, quinta-feira, sobre as transformações em andamento nos trabalhos da Casa e apresentou breve relatório sobre as ações da Comissão de Licitações e Compras que ele passou a integrar há 7 meses, junto aos servidores Giovanni Rocha e Delizete Barbosa.
“É importante as pessoas saberem o que a Câmara está realizando. Os novos equipamentos vão possibilitar a prestação de serviços mais eficiente. Penso que podemos dizer que 2018 será um marco para a Câmara”, disse. A Câmara implantou o Portal Modelo, o site gratuito disponibilizado pelo Interlegis do Senado Federal, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que a Câmara ainda não tinha equipamento suficiente para utilizar seu potencial, mas agora vai ter.
Luciano contou que o presidente Sérgio Borel chamou os funcionários da Comissão de Licitação atual para cuidar do trabalho de compras e contratações: “Compramos o sonho, e estamos trabalhando para isto. O presidente Sérgio nos deu a liberdade não só de executar um serviço, mas de participarmos da concepção, elegendo quais equipamentos são apropriados para a modernização do trabalho Os órgãos da administração pública não podem fazer nada sem autorização, fora da legalidade, por isto estamos ainda sem comprar lanche, por exemplo, enquanto o processo de licitação não estiver concluído”. O presidente Sérgio Borel falou sobre a obra: "O objetivo é concluir os trabalhos, mas se não der tempo, que o novo presidente dê continuidade, porque a Câmara é do povo".
Os trabalhos feitos e em andamento
O servidor contou que foi feita a placa de identificação dos vereadores, foi contratado profissional para projeto de reforma do prédio da Câmara que está com o piso soltando, infiltração de água e outros problemas. Disse que foi feito pregão para a compra dos móveis que já chegaram e estão embalados. Também foram adquiridos computadores de última geração, impressora e máquina de xerox. Outro pregão recente foi feito para contratar software mais moderno de controle de gestão econômica e fiscal da Câmara.
“Antes utilizávamos um software de um módulo a R$2.500,00 e agora temos 6 ou 7 módulos por R$1.600,00 uma enorme economia para a Casa. Estamos fazendo pregão de gêneros alimentícios, mas infelizmente não apareceu ninguém e tivemos que remarcar”, contou. No dia 2 de abril está marcada a reunião para contratação do serviço de Rádio. Ele agradeceu o apoio da Fundação Bom Jesus que ajuda na divulgação.
E há os processos em andamento como materiais de papelaria, materiais diversos, de informática, como manutenção de computadores, novo PABX e novos telefones, que estão defasados. A Câmara também vai contratar serviço de engenharia para a obra e a empreiteira para a execução. A Comissão sempre tem obrigações a executar, como disse Luciano: “Vamos continuar a fazer o trabalho que for necessário. Agradeço ao corpo jurídico que nos orientou sobre a necessidade desta atualização”. E cumprimentou os colegas servidores: “Todos aqui cumprem funções importantes. Estou neste trabalho desde 2006 e fora dois contratados há menos tempo, sou o mais novo aqui. Tenho orgulho de trabalhar com eles pelo caráter, pelo compromisso, em um trabalho por trás dos bastidores.”
Trabalho de pós-graduação de funcionários vai gerar economia e maior interação
O servidor e a servidora Gerusa Butters estão terminando este ano pós-graduação de dois anos no Tribunal de Contas e fizeram um artigo científico elogiado entre os mais de 500 participantes, como explicou: “Fizemos um estudo da contribuição de melhorias, porque sempre que uma obra é feita na cidade, o local pode ser valorizado. O da Gerusa vai falar sobre gastos com impressão. Hoje é inviável ficar imprimindo, gastando papel. Temos que agir com sustentabilidade. Em breve os vereadores poderão ter os projetos disponíveis sem precisar imprimir. O meu projeto vai gerar para a Câmara um aplicativo chamado Câmara Cidadã para a população poder acompanhar o trabalho dos vereadores e interagir.”
Ele lembrou que a Câmara de Manhumirim já foi considerada referência da região classificada pelo Interlegis, do Senado Federal, ganhando de cidades maiores e que vieram representantes aqui na época em que o andar de cima foi construído, foram comprados equipamentos compatíveis com a época, disponibilizada internet para a população utilizar, já que não existia o acesso fácil como hoje. Os tempos mudaram e o Legislativo vai acompanhar.
Servidor Luciano Egeno: “É importante as pessoas saberem o que a Câmara está realizando. Os novos equipamentos vão possibilitar a prestação de serviços mais eficiente”