Sessão da Câmara teve votações de projetos de lei e debates

por Assessoria de Comunicação publicado 04/12/2020 20h15, última modificação 04/12/2020 20h37
Iluminação pública, dragagem do rio e combate ao COVID-19
Sessão da Câmara teve votações de projetos de lei e debates

Plenário na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro.

Na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro, aconteceu mais uma sessão da Câmara e foi concluída a votação do Projeto de Lei nº 30, de autoria do prefeito, que vai permitir ampliar o limite para suplementação no orçamento deste ano. O projeto foi aprovado, mas com a inclusão de emenda que limitou a ampliação no percentual que se refere ao pagamento de salários. O projeto original pedia neste quesito aumento de 10% para 20% e a emenda defendeu aumento de mais 5%, ou seja, de 10% para 15%. Nos dois primeiros turnos os vereadores explicaram que ao estudar a situação com representantes da prefeitura e analisarem o projeto, o aumento de mais 5% de suplementação para a folha é suficiente para concluir os pagamentos do ano.   

Também foi votado em terceiro turno o Projeto de Lei nº 30, de autoria do prefeito, que autoriza uso de recurso oriundo de repasse do SUS para manutenção da rede de Saúde, no valor de cerca de 1 milhão e 64 mil reais.

Aprovado em segundo turno o Projeto de lei nº 34, de autoria do prefeito, que pretende alterar a Lei 1.722, que trata do Chacreamento Werner. O projeto atual amplia o tempo para que os proprietários concluam as obras de infraestrutura, que atrasou em função de pandemia, ao invés de 24 meses, 48 meses contados a partir desta nova lei aprovada. E também isenta de IPTU os lotes ainda sem comercialização. Este projeto ainda vai passar por mais um turno de votação.

Iluminação Pública

A Câmara tem votado projetos de lei de autoria do Executivo Municipal que trata de recursos municipais, seja remanejamento de uma pasta para outra, seja para utilizar repasses que vieram para a Saúde e Assistência Social este ano. Diante disto alguns vereadores defenderam que uma parcela seja utilizada para compra de lâmpadas pela cidade, já que tem vários bairros escuros.

Mário Jr 3 dez 2020

 

O vereador Mário Junior citou as votações a respeito de recursos que vão viabilizar a compra de lâmpadas e resolver o problema da escuridão no Município.



Xandinho 3 dez 2020“Tem umas 150 lâmpadas precisando ser trocadas e isto sempre vai ter, não importa a gestão, por isto é preciso sempre estar preparado”, disse o vereador Xandinho.

Ele citou a Rua Adair Pinheiro, onde tem muitos postes apagados, a subida do Bairro Nossa Senhora da Penha, os Bairros Divineia, Isidoro, São Roque, São Vicente, onde segundo disse tem muitos postes com lâmpadas apagadas.

“São lugares que andamos estes dias, como Bairro Nossa Senhora Aparecida e Rua Sete de Setembro. Se antes não tinha dotação para comprar, agora votamos sobre recursos e vai poder resolver”, concluiu.

Dedé 3 dez 2020

 

O presidente da Câmara Anderson Dedé disse que marcou reuniões extraordinárias e agilizar as votações para colaborar com a gestão.

“Nunca seguramos projetos de lei aqui na Câmara sem votar. Espero que o prefeito tenha sensibilidade e ilumine os locais porque andando pela cidade vi vários precisando e já reivindicamos várias vezes, fizemos documentos solicitando”, disse o presidente.

Dragagem do rio precisa ser terminada, disseram vereadores

João 3 dez 2020 2

 

O vereador João da Casa Franco disse que antes das eleições a máquina que estava fazendo a dragagem do rio foi retirada, moradores observaram e pediram a ele para saber.

“Liguei para o prefeito e ele disse que a máquina foi retirada porque o rio estava cheio e ela vai voltar, mas nossa preocupação, minha e de outros moradores do Bairro Cidade Jardim é que dragou desde a ponte da rodoviária, subiu até perto do armazém e parou, deixando um ‘funil’ e se chover muito a água vai acumular ali perto de nossas casas”, explicou o vereador João.

O presidente Anderson Dedé também mora no Bairro Cidade Jardim. Ele disse que é preocupante este local e é bom pensar neste momento da proximidade dos dias das chuvas.

O vereador Mário Junior afirmou que o serviço de dragagem foi licitado e precisa ser terminado sim. “Penso que o vereador João deve fazer um ofício para todos nós assinarmos cobrando que a dragagem seja concluída”, defendeu.

Aumento dos casos de coronavírus é de responsabilidade de todos

Um dos assuntos debatidos na reunião da Câmara também foi o avanço do número de casos de contaminados pelo coronavírus.

O vereador Mário Junior disse que o momento não é de culpar os outros. “Todos têm de assumir sua responsabilidade. Não temos que dizer o contrário e a situação é séria, com Manhuaçu, nosso polo de atendimento, lotado”. Ele disse que perguntou sobre os EPIs para os profissionais da Saúde também, testes para COVID.

“O Natal está chegando, as lojas podem vender, mas todos precisam colaborar, os comerciantes e a administração tomarem as medidas. Há comércios que não são essenciais e estão bagunçando o Município”, disse o vereador Mário Junior.

Ele também falou que é hora de abandonar o que ele chamou de ‘ressaca da eleição.

“As eleições passaram e eleitos ou não que ocupam cargos precisam continuar o trabalho até dia 31 de dezembro, porque o Município não pode parar e moramos aqui independente de termos sido eleitos ou não”, defendeu.

“A culpa é das pessoas que não se cuidam”

O vereador Xandinho disse que está triste com o avanço do coronavírus e o assunto tem sido falado há muito tempo. “A culpa não é do comércio, do secretário, do prefeito da Câmara, da Rádio, a culpa é das pessoas que não se cuidam, que saem sem máscara, que viajaram nos feriados para o litoral. Vi muitas fotos nas praias lotadas. Qualquer um de nós pode ter o COVID, mas se fizermos a nossa parte estaremos diminuindo a quantidade de pessoas infectadas”.

Fila da Caixa Econômica

O vereador disse que as fiscais, as monitoras que ficam perto da fila da Caixa não conseguem organizar porque o povo não obedece. “É preciso poder de polícia para as pessoas usarem máscara e fazerem o distanciamento social. Não estou falando da instituição, mas do comportamento das pessoas. Nossa cidade está recebendo uma média de mil pessoas por semana, de 200 a 300 por dia, de outros municípios também, a Caixa vai até abrir no sábado para tentar desafogar. A questão é o que estamos fazendo para evitar a proliferação do coronavírus?