Telecentros inaugurados no passado não funcionam mais
O vereador Mário Junior defendeu na Câmara que é preciso saber onde estão os computadores com softwares e mobiliários dos Telecentros, fruto de programa do Governo Federal destinado a inclusão digital, instalados em Manhumirim nos últimos anos.
O vereador disse que solicitou por escrito as informações à Prefeitura, ele, o vereador Xandinho e o presidente da Câmara Anderson Dedé:: “É verba federal e precisamos de uma resposta sobre onde estão os computadores”, disse citando os Bairros Mangueira, Lourdes e Santa Rita, exemplos de locais onde eles existiam.
Para fazer parte deste programa o Município forneceu, em contrapartida, o espaço, acesso à internet, energia elétrica e mão-de-obra, um instrutor e os Telecentros seriam para pesquisas e trabalhos educativos, bem como cursos, tudo gratuito.
Ao longo dos anos após as inaugurações eles foram parando de funcionar.
Um pouco da história dos Telecentros em Manhumirim
Em 2009 foi inaugurado o Telecentro “Neusa Pinheiro Lopes”, na Avenida Lauro Célio, em homenagem a professora Neuza, Lei Municipal nº 1.463 de 2009.
Outro Telecentro foi o do Bairro Mangueiras, o Centro Tecnológico Dalva Pacheco Martins, Lei Municipal nº 1.594 de 2013. Em novembro de 2017 representantes do Bairro foram à Câmara reclamar que o espaço estava sendo utilizado por empresa particular e não mais servia à comunidade.
Em 2015 foi inaugurado o Telecentro Tânia de Souza Coura Borel no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, com homenagens prestadas à saudosa Enfermeira Tânia, Lei Municipal Nº 1.591 de 2013.
Em 2016 mais um foi inaugurado, o Centro Tecnológico ‘José Carlos Germano’, em homenagem ao fundador do Força Jovem, junto ao CRAS no Bairro Nossa Senhora da Penha. A denominação foi através da Lei Municipal nº 1.635 de 2015. Na inauguração ele contava com dez computadores modernos, sala climatizada com acesso gratuito à internet para crianças, jovens e adultos.
Também foi inaugurado o “Centro Tecnológico José Vicente Martins”, em homenagem ao “Zeca Carroceiro” no Bairro Santa Rita, Lei Municipal nº1.622 de 2014.
Vereador Xandinho, fez o requerimento junto com o vereador Mário Junior e o presidente da Câmara Anderson Dedé, foto abaixo.