Tenente Garcia falou na Câmara sobre as medidas de segurança durante Jubileu
Na reunião da Câmara de quinta-feira, 5 de outubro, o Tenente Garcia, da Polícia Militar, falou aos vereadores sobre o trabalho que a PM vem
desenvolvendo na cidade e sugeriu algumas providências aos agentes políticos. Ele começou explicando sobre a segurança planejada para as festividades do Jubileu do Bom Jesus que aconteceu de 7 a 14 de setembro: “Vim aqui dar um retorno sobre os acontecimentos durante o Jubileu. Nos outros anos aconteciam furtos de veículos, alguns crimes até violentos, mas tivemos um Jubileu mais tranquilo este ano. A Polícia Militar tomou algumas providências. Fechamos algumas ruas, designamos policiais que atuaram de motocicleta e mesmo sendo uma festa extensa, de 10 dias, tudo correu sem nenhum furto, sem crime violento.”
As sugestões de medidas para melhorar a segurança
O tenente explicou que o policial militar está sempre rodando e vê muitos detalhes pelas ruas da cidade. Ele contou que dois dias antes da reunião da Câmara, na subida do trevo, perto da Praça dos Trabalhadores, no sentido à Escola Estadual, viu várias crianças vindas do colégio atravessando pelo asfalto e constatou que a travessia está perigosa. “Peço que vocês tomem alguma providência para dar mais segurança a elas, não sei se uma pista de caminhada, porque meninos não olham para os lados e podem ser atropelados”, disse. O vice-presidente da Câmara, João da Casa Franco explicou: “Tenente, hoje foi um dia muito bom para o senhor falar sobre isto, porque nosso secretário de Obras, Adilson Tanes está aqui e o senhor está falando para nós, vereadores e diretamente para ele que vai olhar com carinho esta situação. ” O presidente Sérgio Borel lembrou que já foi feita indicação a respeito: “Quero dizer que a Câmara já tem indicação do vereador Mário Junior sobre esta travessia dos alunos e agora o secretário de Obras está aqui para nos ajudar e fazer esta obra. O prefeito está fazendo boas obras e sei que essa também será feita.”
As câmeras de videomonitoramento
Ele falou sobre a necessidade urgente da instalação de câmeras de videomonitoramento pelas ruas da cidade. Ele lembrou que tentaram arrecadar recursos realizando um evento, mas não conseguiram sucesso. “Peço a todos os vereadores que nos ajudem. Acontecem alguns problemas no calçadão, furtos no centro e temos conseguido resolver a maioria graças as câmeras que têm em uma casa aqui, outra ali. Se tivéssemos monitoramento na cidade com policiais olhando na central seria muito bom.”
Limite de funcionamento para os bares
Outro assunto abordado, que o Tenente Garcia considerou polêmico, é o horário limite para funcionamento dos bares. Ele lembrou que na outra legislatura a Câmara chegou a aprovar uma lei limitando o horário, mas depois ela foi revogada. “Não sei se a lei tinha um limite de horário muito radical, mas é inadmissível um bar ficar aberto até às 7 horas da manhã com pessoas xingando, urinando nas portas das casas e xingando as pessoas, fazendo algazarras. A gente poderia amadurecer a ideia. Não queremos proibir os comerciantes de vender suas bebidas, nem impedir ninguém de beber. Mas acho que durante a semana o horário até 2 horas da madrugada e nos finais de semana até às 4 horas, estaria de bom tamanho”, disse.
PM quer falar regularmente sobre os trabalhos realizados
Tenente Garcia afirmou que a PM quer propor à Câmara que, a cada 30 dias, possam prestar contas do trabalho que a Polícia Militar tem feito, falando aos vereadores. Ele contou que há pessoas que reclamam sem saber: “Tem pessoas que falam que a PM não está fazendo nada, mas fazemos muita coisa sim. Nossos índices de criminalidade estão nos patamares toleráveis, temos reduzido bastante, com muito esforço. Implantamos a patrulha rural, não sei se vocês ficaram sabendo, mas há fazendeiros que tiveram seu caminhão roubado e alguns amarrados assim como sua família e ameaçados em casa. Com nossa Patrulha Rural, não tivemos nenhuma ocorrência de roubo a mão armada. O presidente Sérgio Borel afirmou que a Câmara está sempre à disposição e que as informações serão bem-vindas.
Tenente Garcia, sobre as câmeras de videomonitoramento: “Peço a todos os vereadores que nos ajudem. Acontecem alguns problemas no calçadão, furtos no centro e temos conseguido resolver a maioria graças as câmeras que têm em uma casa aqui, outra ali. Se tivéssemos monitoramento na cidade com policiais olhando na central seria muito bom.”