Todos devem usar máscara contra o Coronavírus
Todos sabem que o Decreto Municipal nº 365 determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras em Manhumirim, principalmente nos comércios. Pelas ruas da cidade uma equipe criada pela Prefeitura, com 25 fiscais, como divulgado, tem fiscalizado para que comerciantes e clientes executem as medidas de segurança.
O simples uso de máscaras é fundamental para ajudar a diminuir o risco de contaminação porque as gotículas que ficam no ar emitidas pelas pessoas são contidas.
A máscara é importante porque protege quem usa e as outras pessoas, mas ainda há quem reluta em usar e finge não entender.
Mas é importante ao mesmo tempo manter a desinfecção das mãos e o distanciamento entre as pessoas.
O assunto foi tema na Câmara com alertas e pedidos para que a população use as máscaras e, o que é muito importante, da maneira correta.
A vice-presidente da Câmara Ana Paula Destro pediu para todos usarem a máscara e falou aos munícipes. “Vocês têm que ter noção de que esta máscara nos livra de uma doença que ninguém vê, por isto que cada um proteja sua família e os outros usando as máscaras”, defendeu a vereadora que citou os casos já confirmados em Minas Gerais. Em cidades próximas já tem casos confirmados e ninguém tem o número exato de pessoas que já entraram em contato com o vírus, porque os sintomas demoram a aparecer.
“A única forma de prevenir é sair com a máscara e manter a higiene. É incômodo, mas é a sua vida, a vida dos outros”, defendeu a vereadora.
O vereador Benísio Enfermeiro alertou que viu pessoas usando a máscara de forma errada: “Tem gente que chega em casa, tira a máscara, joga em cima do sofá, vem uma criança e pega. Isto pode contaminar de outras doenças também, como a tuberculose, por exemplo. E a máscara deve ser usada por no máximo 2 horas e ser trocada”, explicou.
O vereador Frederico Franco disse que a população tem que levar mais a sério, usar as máscaras, respeitar o limite do número de pessoas dentro das lojas. “Há comerciantes que não estão querendo cumprir as medidas e foi até mesmo considerada a possibilidade de tornar a fechar. Eu como vereador e morador de Manhumirim, que ama esta cidade, sei que as pessoas estão trabalhando para correr atrás de resolver seus problemas, mas vamos vestir a camisa da nossa cidade e vencer mais este obstáculo que apareceu não só no Brasil, mas no mundo. Que todos respeitem os colegas que estão do lado, vamos juntos vencer mais esta batalha”.
O presidente da Câmara Anderson Dedé também pediu à população atenção com a prevenção: “Vamos nos cuidar durante esta Pandemia, evite sair de casa, aglomerações, use a máscara, porque é muito sério”. Ele tem emitido portarias para manter os servidores da Câmara em sistema de plantão trabalhando em casa com atendimento por e-mail e telefone e quando é preciso ter alguma reunião urgente os servidores do grupo de risco não participam. E as máscaras têm sido aliada neste momento.
Ele afirmou que mesmo durante este tempo de isolamento social, a Câmara está às ordens para o que o Município precisar.