Usina de lixo tem gerado muitas moscas e incomodado moradores do entorno
Vereadores Xandinho, Sérgio Borel e vereadores em reunião sobre o Consórcio para destinação do lixo de Manhumirim. Na foto também com o presidente Anderson Dedé, João da Casa Franco e Benísio Enfermeiro.
O vereador Xandinho disse na tribuna da Câmara que recebeu denúncia de morador do entorno da Usina São Francisco de Assis e ficou impressionado com o que viu: “Está vergonhoso, chegamos lá, eu e o vereador Mário Jr e a máquina estava tirando lixo, nem era reciclado. Será que estão sendo feitas as valas da maneira correta? Quase fomos carregados de tantas moscas. E a saúde daquelas pessoas que trabalham lá, aquela sujeira, tinha que convidar os representantes que cuidam das máquinas para almoçar com eles para que vejam o que aquela comunidade reivindica e reclama. Em administrações anteriores também acontecia mas era melhor, pelo menos, 50%. Já fomos até no promotor com moradores há muito tempo atrás.”
O vereador sugeriu que seja contratado um profissional para orientar o que fazer, buscar ajuda de técnico ou engenheiro. E disse estar preocupado se aquele material não corre o risco de descer até o campo lá embaixo. Ele recordou que já aconteceu no São Bento, quando desabou até o córrego: “Se não me engano foi em 2010 e o Município tomou uma bela multa. Ali perto da Usina não tem córrego mas tem casa, família, escola com alunos passando a pé”, disse.
Vereador Sérgio Borel pediu pulverização
Na última reunião da Câmara o vereador Sérgio Borel sugeriu que seja pulverizado um remédio na Usina, medida que ele considera ser viável, sem ser cara. “A situação ali está muito complicada, cada dia mais os moradores sofrem. Sei que em dias de chuvas fica inviável subir máquina lá, mas que as secretarias responsáveis encontrem uma maneira de pulverizar o local”, defendeu o vereador que também tem tratado do assunto reiteradas vezes nas reuniões da Câmara.
Projeto de lei para consórcio de destinação do lixo está na Câmara
A Secretaria de Meio Ambiente já se reuniu com vereadores no dia 17 de outubro sobre a intenção de Manhumirim fazer parte do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga – CIMVALPI, para que o lixo produzido na cidade seja colocado em containers e levado para fora do MUNICÍPIO. O projeto de lei de autoria do Executivo Municipal chegou agora na Câmara e os vereadores vão estudar a viabilidade do Município contratar este Consórcio. Caso seja aprovado, a Usina não será mais local de descarte do lixo da forma em que está, mas só até que esta outra alternativa seja concretizada.