Verbas estaduais devem chegar ao Município para CAPS, Vigilância Sanitária, zoonoses Farmácia de Minas e hospital
A vereadora Ana Paula Destro anunciou na Câmara que esteve em Belo Horizonte duas vezes e em uma das vezes, no dia 13 de novembro, foi na Secretaria Estadual de Saúde na companhia de pessoas amigas e pediu ajuda para Manhumirim.
Ela contou que um dos pedidos feitos foi atendido, porque virão verbas para o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS.
“Vem uma verba específica para dois veículos para o CAPS, um de 5 lugares e outro uma Van. Agradeço a todos que foram lá comigo, pessoas que lutam para ajudar Manhumirim. Fui muito bem recebida e a publicação foi no dia 20 de novembro”, agradeceu Ana Paula.
Segundo ela, o CAPS também foi beneficiado com 20 mil reais para compra de equipamentos e materiais permanentes e 135 mil 864 reais para custear suas atividades, sendo esta verba para comprar remédios, materiais, gasolinas, pagamentos de profissionais.
Verbas do Estado para o Município virão
A vereadora contou que ficou sabendo em Belo Horizonte que o Município vai receber do Estado 561 mil e 612 reais para reforma da Farmácia de Minas. “Que bom que Manhumirim está conseguindo receber verbas para conseguir sair deste momento negativo que passamos agora”, disse.
A vereadora também falou sobre outra verba que o município está para receber de 441 mil reais para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a Atenção Primária de Saúde.
E citou outra para o Hospital Padre Júlio Maria no valor de 81 mil 873 reais 35 centavos verbas para melhorias de hospitais.
Vigilância Sanitária, zoonoses e acidentes com animais peçonhentos
Outra verba anunciada é de 63.980,64 para fortalecimento e ações da Vigilância Sanitária, zoonoses, acidentes com animais peçonhentos. Para isto a prefeitura precisa fazer um plano de ação e cumprimento das metas. A metade já vai vir e a outra metade somente se o Município cumprir estas metas.
“Deste valor 50% é para investimento, aquisição de equipamento e material permanente e 50% para custeio, mas de acordo com o cumprimento de algumas metas pelo Município”, explicou dizendo, ainda, que os gastos poderão ser com contratação de pessoal na Vigilância Sanitária, controle de endemias, material gráfico, coleta de material para exame, uniforme, compra de microscópio, veículo, moto, nebulizador costal, reforma e ampliação. “Cada verba tem uma finalidade e precisamos acompanhar. Tudo isto foi publicado no dia 20 de novembro”, disse ela.
Auditoria sobre a Secretaria de Saúde de Manhumirim
A vereadora também usou o momento dos oradores para anunciar que foi ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) e informaram que até 20 de dezembro a resposta da auditoria que está em andamento sobre a Secretaria de Saúde de Manhumirim vai chegar, o que ela considerou positivo: “Que bom que o Município está entrando nos trilhos”.