Vereador Benísio Arbuini começa plantio de árvores no Córrego dos Gracianos
Vereador Benísio Arbuini está pondo em prática projeto de reflorestamento em uma área no Córrego dos Gracianos, Área de Proteção Permanente, perto da Usina de Reciclagem São Francisco de Assis. O vereador Benísio está muito contente com a conquista: “Pensei que teria mais dificuldades em conseguir fazer este plantio, mas tive apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Terra de Aimorés, do Codema e do Grupo Perva. Estou muito feliz. O trabalho está começando, plantamos mais ou menos 350 mudas. Deus abençoe que vamos plantar mais 2.650.” O local fica perto de uma nascente importante, que ajuda a abastecer Manhumirim.
No dia 27 de abril o vereador teve indicação aprovada solicitando este reflorestamento à Secretaria de Meio Ambiente, mas já com intenção de ele mesmo liderar o trabalho. Em maio ele entrou em contato com o Instituto Terra e, para sua surpresa, conseguiu a doação de 2.738 mudas já com um metro ou mais para pôr em prática o projeto. Ele também vem fazendo mudas por conta própria.
Na indicação ele explicou: “Trata-se de uma benfeitoria ambiental para uma comunidade do Campo dos Gracianos, que desde o ano de 2007 vem sofrendo com o funcionamento da Usina de Lixo. Como não bastou, em janeiro de 2015, outro terreno de propriedade do município, do lado de fora da usina, passou a receber depósitos de lixo, entulho e outros materiais, por parte de proprietários de supermercados, tira-entulhos, prefeitura, dentre outros. O local a ser reflorestado é um terreno de 31.207 m² (3,12 hectare). Destes, 6.572 m² são de área úmida (brejo) com grande produção de água e mais de três nascentes espalhadas. Pelo cálculo de área drenada e sugerida para o reflorestamento, tem-se disponível 24.635 m² para reflorestar. Cabe nesta área o plantio de 2.738 mudas de árvores nativas, no espaçamento 3 x 3.”