Vereador fala sobre a importância de plantar árvores e proteger as nascentes
Vereador Benísio Enfermeiro falou na reunião da Câmara sobre a necessidade de continuar a conscientização para proteção e recuperação das nascentes. “Uma pergunta muito boa para ser respondida é: o que temos feito pelas nascentes?” Tenho bons exemplos aqui em Manhumirim. Benísio exemplificou: “Dr. Guilherme, cidadão consciente, plantou 3.500 árvores em torno da mina do Roque com recursos próprios e com ajuda de José Luiz Guimarães, onde tem uma nascente de grande importância que hoje tem um fio de água, mas pode aumentar depois. O Grupo Meninas e Meninos de Manhumirim plantou árvores na Fazenda da AMAR, a direção da entidade cuida do local e a gente vê a água descendo. Eu mesmo elaborei um projeto no Córrego dos Gracianos, um projeto muito grande, com 4 mil árvores, com recurso financeiro praticamente zero porque ficou em pouco mais de 2 mil reais usando minha mão de obra e com a ajuda do José Luiz Guimarães.”
O vereador Benísio contou que as árvores já estão com mais ou menos um metro e está descendo uma água em um cano de 150 mm para comportar onde antes tinha um ‘fiozinho’ de água. E defendeu que é preciso chamar atenção da população: “Se todos fizerem um pouquinho, plantar uma árvore, conservar uma nascente, vamos ter água, mas se a gente não fizer nada, ficar só olhando e cruzar os braços, vamos ter que pegar água suja do rio mesmo, utilizar química. Contamos com o apoio da população para não destruir, não atear fogo e que todos os moradores ajudem a vigiar. Falta de água é algo muito sério. Temos que elaborar mais projetos de plantio de árvores. Temos o CODEMA que ajuda.” Ele concluiu dizendo que se as pessoas tiverem mais projetos de reflorestamento, que tragam para ele ajudar: “Podemos por exemplo, entrar em contato com o Instituto Terra”.
Nesta foto o local começando a ser plantado e na segunda foto, o mesmo local.
Área do Córrego dos Gracianos antes do plantio e na outra foto, como está agora, com árvores já de aproximadamente um metro e vegetação se desenvolvendo.
Uma das árvores plantadas.